Basta alguns minutos para que a boa energia do local alivie o estresse dos clientes.
Assim é na Cachaçaria Serrana , localizada na rua 08 do bairro Alvorada 2, zona Centro Oeste de Manaus, mais precisamente , no primeiro box da Feira Aberta do Alvorada 2.
Contando com pelo menos 100 tipos diferentes e diferenciados de cachaças, o termo Cachaçaria é levado a sério pelo proprietário, um nordestino da cidade de Tianguá-CE, radicado no Amazonas e que decidiu viver das bebidas feitas em alambiques, mesmo estando a centenas de quilômetros dos produtores.
“Crescemos lá e ganhamos o mundo. Em algum momento minhas lembranças da minha terra, do meu pai, do nosso dia a dia, me encorajou e eu decidi investir na cachaçaria. Eu lembro, mato a saudade e ganho dinheiro”, explica Claudio Alves.
Em um espaço de 10m x 5m (50m²), as garrafas com as destiladas dividem espaço com dezenas de adereços, alguns comprados e outros presenteados pelos clientes. Tem um pouco de tudo na decoração. Chapéus de couro, uma coleções de facas, copos, canecas, chifres, bonés, chapéus, mascotes, espadas , instrumentos musicais, animais empalhados, enfim, muitos suvinires, lembranças vividas, lembradas ou como dissemos antes, presenteadas pelos amigos. Alguns à venda, para quem quer levar a lembrança pra casa !
Uma das homenagens que mais chamam atenção é a miniatura da Torre Eifell, bem no meio do salão, dividido entre os dois corredores e os bancos altos, tamboretes e as muitas histórias.
“Aqui tem muitas histórias. Histórias que vivemos antes, histórias que vivemos depois que iniciamos a cachaçaria e histórias vividas pelos amigos da cachaçaria. E todo mundo pode trazer mais que nós recebemos de braços abertos “, afirma o empresário.
À moda antiga, os corredores são estreitos e o aperto da Cachaçaria pode ser trocado pela expressão ACONCHEGANTE. Tudo faz parte das tradições etílicas, que garantem aos amigos da Cachaçaria Serrana os momentos de alegria, conversas ao pé do ouvido com as boas músicas, escolhidas e tocadas democraticamente em volume alto. Sessenta minutos lá dentro, é o mesmo que uma hora sem lembrar dos problemas.
Duas regras são imutáveis dentro da Cachaçaria Serrana. A primeira é uma segurança para proprietário: Não existe fiado. Entendível, já que o produto consumido muitas vezes faz esquecer.
A segunda regra é um capricho de respeito aos artistas. Toda musica têm que ser ouvida por inteiro, independente do ritmo ou estilo.
“Todos tem direito de escolher uma musica. Aceitamos qualquer ritmo, qualquer estilo. Mas se escolheu, vamos ouvir até o fim e só depois buscar outra musica. Está na regra da casa”, diz Wellington, um dos clientes mais fiéis e o vice presidente do controle remoto.
Para quem gosta de futebol, em qualquer hora do dia, A Cachaçaria Serrana mais uma vez é a melhor alternativa, já que oferece todos os jogos de todos os campeonatos, ao vivo. O empresário Erivan Cruz, flamenguista, é cliente assíduo da cachaçaria. Pelo menos duas vezes por semana vai ao local, seja para encontrar os amigos ou para assistir os jogos do time do coração.
“É meu ponto preferido. Venho quando estou alegre pra comemorar, quando estou triste para me alegrar e quando quero ver o jogo do meu time. Chegou aqui, vira amigo! É zoação direto, tudo no respeito das boas amizades”, afirma Erivan.
CERVEJA NA CACHAÇARIA
Para quem admira mas não degusta das as bebidas quentes (cachaças, campari, wiskys, vodkas, rums etc..), o anfitrião é dos mais cuidadosos e disponibiliza à sua exigente clientela, todos os tipos da bebida mais consumida, em baixissimas temperaturas, as Cervejas. Heinneken, Sparten, Antartica, Brahma, Skol… Tem todos e todas gelaaaadas !
“Trabalhamos com bebidas e mesmo as quentes, são geladíssimas se o cliente quiser. Então, quem gosta de gelada, pode ficar tranquilo que nós caprichamos nesse quesito. Tanto nas cervejas quanto nas nossas pingas”, garante .
Entre os diletos clientes estão empresários, funcionários públicos, profissionais autônomos, mecânicos, bancários, vendedores, aposentados… Pessoas comuns que buscam um local, ao estilo BOTECO para um bate papo descontraído, uma dose bem servida ou uma cerveja bem gelada. Qualquer dia da semana, qualquer horário do dia(das 8h as 22h) , a casa está de portas abertas.
Cada cachaça artesanal tem a sua própria história. Claudio, o dono de todas elas, faz questão de contar com detalhes os detalhes. Esse jornalista, em sua estreia na Cachaçaria Serrana, ouviu a história completa da premiada cachaça Mangueira, reconhecida internacionalmente. História que vale a pena ser ouvida.
“Eu Recomendo !”
Fotos e texto: Nailson Castro – Jornalista !
Lembrar das tradições nordestinas faz parte do cotidiano do cearense Claudio, que transmite a boa energia aos clientes
VEJA OUTRAS OPÇÕES DE LAZER DO BAIRRO ALVORADA, ZONA CENTRO OESTE DE MANAUS
Kixiki bar ! O point que colocou o Alvorada no mapa da diversão noturna de Manaus
Manaus ganha nova e requintada opção de Lazer na Zona Centro Oeste: AMAZONIA GOLD BEER !