Amazônia Cine Sol leva cinema às crianças do espectro autista

0
139

Seguindo sua agenda de exibições, o Projeto Amazônia Cine Sol vai levar neste sábado, dia 10 de agosto, às crianças do Espectro Autista, que participam dos atendimentos do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy – EAMAAR, localizado na rua 18, Nº 380, bairro Alvorada 2, zona Oeste de Manaus, à partir das 18:30, uma exibição de filmes, usando estratégias para uma interação respeitosa e agradável ao público especial participante.

Para a idealizadora da ação Liliane Costa, a cada ação do Projeto dentro das comunidades, o Amazônia Cine Sol sempre precisa adequar-se as realidades peculiares de cada local. Mas realizar esta exibição de cinema no EAMAAR, será um desafio gratificante à superar. Pois as crianças autistas possuem características comportamentais e cognitivas distintas, o que pode tornar a aproximação e a interação com elas um desafio para aqueles que não têm familiaridade com o espectro autista.

Liliane afirma que realizar esta ação no EAMAAR, vai necessitar de uma adequação que vai além do estrutural, pois muitas crianças autistas têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade sensorial, o que significa que podem ser afetadas por estímulos sensoriais, como luzes, sons e texturas, de maneira intensa e desagradável. Por isso, é importante respeitar as necessidades sensoriais da criança e evitar exposições desnecessárias a estímulos que possam ser desconfortáveis, mas que a equipe está preparada e tudo será realizado com muito amor.

“Este sem dúvida será um dos eventos mais especiais e desafiadores que já realizados pelo projeto. Eu e toda nossa equipe, estudamos muito as características comportamentais e cognitivas para que possamos oferecer a eles, um evento agradável para toda a família. Vamos precisar adequar alguns de nossos comportamentos e instrumentos, para a execução da exibição dos filmes. A exemplo de uso do som ambiente, que vai estar funcionando em um volume mais baixo, não será feito o uso de apitos e a palhaça Lilika vai entrar em cena, porém menos eufórica do que de costume, mas trazendo todo amor e carinho que o público participante merece, ao aproximar-se de uma criança autista de maneira respeitosa e eficaz. Além disso, a participação dos pais e cuidadores será fundamental para que essa exibição possa ser bem-sucedidas.” Disse a idealizadora.

Dados
Segundo a estimativa é do diretor-presidente do Instituto Autismo no Amazonas, Joaquim Melo. Em todo o país, o número de pessoas com a doença totaliza 2 milhões. A entidade aponta também as dificuldades enfrentadas com a ausência de profissionais especializados, o que atrasa o diagnóstico e dificulta o tratamento do transtorno.

Manaus tem espaço multidisciplinar para atendimento ao autista
O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR) que atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e existe há 13 anos com mais de 8 mil crianças cadastradas. Segundo o diretor do Eamaar Alexandre Gald, por mês, o espaço chega a ofertar até 6,2 mil atendimentos.

Conhecendo mais sobre o TEA
Autismo é um Transtorno caracterizado por déficits e dificuldades na comunicação, interação social e comportamento associado a interesses e atividades restritas e circunscritas. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado e os resultados serão mais expressivos e maiores o sucesso na diminuição dos sintomas.

O direito à Educação para crianças e adolescentes com autismo também é assegurado pela Lei 8069/90 ECA (Art. 54) e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC 2008, já que toda criança e adolescente têm direito à educação para garantir seu pleno desenvolvimento como pessoa, preparo para exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui