Boi Bumbá Caprichoso perde mais um grande artista. José Carlos Portilho

0
400

Morreu nesta sexta-feira, dia 16, aos 69 anos, em São Paulo, o compositor amazonense José Carlos Portilho, que lutava contra a Covid-19 e as sequelas do vírus desde o dia 24 de fevereiro, quando foi diagnosticado com a doença. No dia seguinte ao diagnostico, ele viajou para São Paulo e foi internado no hospital São Camilo. No dia 04 de março, há 12 dias, ele foi intubado.  No dia 08 ele encheu todos de esperança, ao ser a ser extubado . Mas teve piora e precisou novamente ser intubado três dias depois. Neste dia 16, ele descansou. Uma perda imensurável para o Boi Bumbá Caprichoso e Festival Folclórico de Parintins. José Carlos Portilho é um dos grandes compositores da historia azul e branca.

————–
“Amigos que se consideram, no peito tem sempre um lugar, se partem, se ficam, se esperam, nem o tempo consegue apagar…” José Carlos Portilho – 986


Nosso amigo do peito José Carlos Portilho nos deixou hoje. Partiu levando consigo os acordes generosos do seu violão e os versos de sua poesia cabocla imortalizada os versos das toadas e canções amazônicas. A colaboração de José Carlos Portilho para a musica em Parintins, vai muito além da toada de boi, expressão musical da qual se tornou refrencia na década de 80, pelo boi Caprichoso, o boi de sua predileção. Portilho também participou com louvor dos festivais da canção, alcançando sempre boas classificações com suas musicas.
Foi um incentivador da musica, dos novos talentos que ele sempre recebia e acolhia nas visitas que recebia em sua chácara. Local que serviu muitas vezes para a gravação das fitas com as toadas oficiais. Vai deixar saudade, assim como as histórias engraçadas que ele sempre contava. Portilho é o nosso amigo do peito. Gigante em sua existência, imortal em sua obra, mais um querido que se despede em sua trajetória para ser imortalizado entre as estrelas desse nosso universo Caprichoso. Sim, ele “faz parte da história e da memória de um povo, que brinca de boi, que dança, brinca e ama a cultura popular.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui