A tefeense, Professora Raimunda Gil Schaeken, vai comandar a Associação de Escritores do Amazonas. Nascida no município de Tefé, mesoregião do médio Solimões, no Amazonas, tem o curso superior em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tambem em Teologia ( Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro), Raimunda Gil, conhecida entre amigos e parentes como DICA GIL, tem uma vasta experiência na EDUCAÇÃO do AMAZONAS, tendo lecionado em diversas disciplinas como Lingua Portuguesa, Literatura, Educação Artística, Ensino Religioso… atuou também na gestão escolar em diversas escolas.
É sócia efetiva da ABEPPA – Associação Brasileira de Escritores e Poetas Panamazônicos, ASSEAM- Associação de EScritores do Amazonas, da ALB AM- Academia de Letras do Brasil, da ALCEAR – Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, da ALCAMA – Academia de Letras e Culturas da Amazônia e da AJEB-AM – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Antes da aposentadoria atuou também como diretora da Escola Estadual Eduardo Ribeiro e como coordenadora no Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (IEBEM). Atualmente DICA GIL tem, dentre as suas obras publicadas : Centenário da presença Espiritana na Prelazia de Tefé; Uma história de vida; Datas Cívicas e Comemorativas; Tefé, minha saudade; Enfrentando com fé a doença de Alzheimer; Histórias para refletir; FFM, vida e missão nesse chão; Dom Mário Neto, um missionário a serviço no Amazonas; e a publicar, A Evangelização na Prelazia de Tefé, vidas doadas, fé testemunhada.
A solenidade de posse, para o biênio 2022/2023, foi realizada no domingo, 24/10, espaço cultural Francisco Antonaccio, rua Monsenhor Coutinho, 527, centro histórico de Manaus, com a presença dos socios da Associação , amigos e familiares de Dica Gil.
Raimunda Gil se diz honrada com a indicação para a presidência da entidade: “Estou muito feliz em poder contribuir com a Associação e consciente dessa responsabilidade. A Nossa associação foi fundada pelo amigo Gaitano Antonaccio e outros grandes nomes da nossa literatura amazonense. Cresceu e conquistou o respeito ao longo de sua existência. Espero conseguir contribuir, assim como fizeram meus antecessores”.
A ASSEAM já foi presidida por Gaitano Antonaccio (idealizador e fundador), Armando Andrade de Menezes, Almir Diniz de Carvalho, Jorge Humberto Barreto, Orange Ribeiro Cinque, Raimundo Colares Ribeiro, Leonardo Mississipe de Souza e Ernani Garcia dos Santos, que faleceu há poucos meses. A ASSEAM já publicou 15 antologias, de prosa e poesia; bem como já fez circular o jornal “A Semente”, e nos últimos anos se tem notabilizado pela intensa mobilização em datas alusivas à literatura, pela realização e participação em eventos patrocinados por entidades coirmãs e pelo aumento superlativo de afiliados. Pelas quadros da ASSEAM já passaram ou ainda são membros figuras que deram ou dão expressivo contribuição à cultura amazonense como Samuel Benchimol, Mário Ypiranga Monteiro, Ruth Prestes Gonçalves, Arlindo Porto, Celdo Braga, José Fernando Pereira da Silva, Áureo Nonato, Bernardo Cabral, Moacir Andrade, Aderson Dutra, Rui Machado, Antônio Loureiro, Joaquim Marinho, José Seráfico, Fernando Collyer, Simão Pessoa, Paulo Jacob e tantos outros.