Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por 100 mil habitantes, foi lançado hoje (17) o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), com o programa Recupera Fone, que utiliza uma tecnologia para rastrear celulares. A meta é que, em um ano, ou seja, até setembro de 2025, o índice de roubos, furtos e até mesmo receptação tenha uma redução de 60%.
O lançamento do NIRC foi feito na sede do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), e o núcleo terá como diretor o delegado Bruno Hitotuzi, que já esteve à frente da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e do 15º, 18º e 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A expectativa, segundo o diretor do NIRC, é que pelo menos dois mil roubos de celulares por mês sejam reduzidos somente na capital.
O delegado Bruno Hitotuzi ficará à frente do novo núcleo (Foto: Daniel Bandão/A CRÍTICA)
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Cel. Vinícius Almeida, com a nova tecnologia foram mapeados pelo menos 3.600 celulares procedentes de furto e roubo em funcionamento no Amazonas, e várias operações serão realizadas para intimar os proprietários a comparecer ao NIRC.
“Agora, precisamos do apoio da população para que registrem o Boletim de Ocorrência com o IMEI do celular, o que nos ajudará. O IMEI está na caixa do celular ou na nota fiscal, por isso é importante guardá-los. Se não guardou, temos o programa Celular Seguro, no qual você faz o cadastro em seu nome e pode armazenar o IMEI do seu celular em um local seguro e acessá-lo posteriormente”, acrescentou.
E SE QUEM FOR INTIMADO NÃO COMPARECER?
Como enfatizou o diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, quem agir de boa-fé será recompensado, mas o contrário não será tolerado. As pessoas intimadas pela Secretaria de Segurança Pública que não comparecerem poderão receber a visita de uma das quatro viaturas do núcleo, para realizar a constatação ‘in loco’.
“As pessoas que não comparecerem no prazo estabelecido poderão ser indiciadas por receptação. Por isso, pedimos a colaboração da população para que compareçam ao NIRC assim que intimadas e forneçam detalhes de como conseguiram o aparelho celular. Como eu disse, a boa-fé será recompensada. Quero ressaltar que as empresas que vendem esse tipo de aparelho também serão alvos e poderão ser indiciadas“, finalizou o delegado Hitotuzi.
Fonte: Portal Acritica