O site A Crítica obteve exclusividade nesta quinta-feira (4) sobre as métricas de pesquisa do Google Brasil relacionadas ao 57º Festival Folclórico de Parintins, realizado no último fim de semana no município de Parintins, a 369 km de Manaus. Conforme os dados da plataforma, houve um aumento de +140% nas pesquisas em comparação ao ano anterior.
“As buscas por Boi Garantido e Boi Caprichoso também atingiram recordes durante a edição de 2024 do festival. Comparando com 2023, o interesse pelo Boi Garantido subiu +200%, enquanto o Boi Caprichoso teve um aumento de +130% este ano,” informou o Google Brasil. O levantamento mostra que, em sete dias, o Boi Garantido teve +30% mais pesquisas que o Boi Caprichoso no Brasil. “Desde 2004, o interesse por ambos os bois tem sido equivalente.”
Em uma análise de sete dias, o Google Brasil revelou que as pesquisas relacionadas ao Festival Folclórico de Parintins aumentaram nove vezes no país, resultando em um salto de +840% em comparação com o mesmo período de 2023. “‘O que é cunhã-poranga?’ foi uma das perguntas com maior crescimento no Brasil nos últimos sete dias, com um aumento de +1.150%,” informou a plataforma.
Por Cidade
A plataforma também analisou as cidades onde Boi Caprichoso e Boi Garantido foram mais pesquisados. “Desde 2004, conforme o Google Trends, Boi Caprichoso é mais buscado no Distrito Federal, Maranhão, Amazonas, Pará e Rondônia. Já Boi Garantido lidera nas buscas nos outros estados do Brasil. O interesse pelo festival é significativamente maior no estado do Amazonas.”
No Amazonas, o interesse pelo festival é muito elevado. “Nos últimos sete dias, o interesse foi 100 vezes maior no Amazonas comparado a estados como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Após Parintins, as cidades com mais buscas pelo evento foram Itacoatiara (AM), Oriximiná (PA), Manaus (AM) e Santarém (PA),” concluiu o Google Brasil.