Início Notícias Brasil UFSCar é a quarta universidade paulista com cotas para pessoas trans

UFSCar é a quarta universidade paulista com cotas para pessoas trans

0


Por Bruno Lucca

(Folhapress) – A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aprovou cotas para pessoas trans e travestis nos cursos de graduação.

De acordo com a medida, aprovada na última sexta (25), será disponibilizada uma vaga adicional para o grupo em cada um dos cursos presenciais. Ou seja, 65 oportunidades.

A instituição é a quarta no estado de São Paulo a aderir a essa política, somando-se a Unifesp, Unicamp e UFABC.

Aprovada por aclamação no conselho, a nova ação afirmativa foi construída por um grupo de trabalho composto pela Secretaria de Ações Afirmativas, a Pró-Reitoria de Graduação, servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e integrantes do coletivo de pessoas trans da faculcade.

Por meio de um edital próprio, as cotas já serão oferecidas a partir do próximo vestibular.

Universidade

Universidade comemora pela aclamada aprovação das cotas trans (Foto: Reprodução)

O que diz a universidade

“Aprovamos uma política que trará mudanças importantes para uma população que é sistematicamente marginalizada. Sabemos que a luta por respeito e reconhecimento da comunidade LGBTQIA+ é diária e constante, especialmente no país que mais mata pessoas trans no mundo”, diz Ana Beatriz de Oliveira, reitora da universidade. “Fortalecer essa luta faz parte de nosso compromisso social como universidade pública, gratuita, de qualidade e para todas as pessoas.”

Em 2024, a instituição havia anunciado uma política de identidade de gênero, que garantiu o reconhecimento da identidade de pessoas travestis, transexuais, transgênero, intersexo e não binárias na UFSCar, a partir do uso irrestrito do nome social nos diferentes espaços.





Fonte: ICL Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile