Uarini é um município do interior do estado do AmazonaS. Faz parte da Mesorregião do Centro Amazonense, com principal acesso pelo Rio Solimões, na Microrregião de Tefé.
A população de Uarini, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de aproximadamente 15 habitantes em 2020.
A cidade tem a história vinculada à de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz.
Até fins do século XVII sucederam-se as disputas entre espanhóis e portugueses pelo domínio do território, só se consolidando a ocupação militar lusitana em 1790. Como município, Tefé chegou a possuir área de 500.000 km². A partir de meados do século XIX, vão-se sucedendo desmembramentos de seu território, para dar origem aos novos municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Xibauá (atual Carauari) Japurá e Maraã.
Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos cinco Subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá e Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, o subdistrito de Uarini passou a constituir município autônomo.
No período de seca, Uarini deixa te ter seu suntuoso e belíssimo lago e ganha uma bela planície(fundo do lago), que vira estrada. Além disso, diversas praias surgem e é o momento que a população aproveita para a geração de vitamina D.
Veja o Video e conheça um pouco sobre essa belissima cidade e suas praias sazonais.
VIDEO PRODUZIDO POR IG STUDIOS