Tenente Coronel Morillas, da Policia Militar do Amazonas, responde ao Deputado Cabo Maciel

0
576

EXERCÍCIO DO DIREITO DE RESPOSTA DO TENENTE CORONEL PM MORILLAS..

Não é minha intenção aqui travar um embate diuturno com o Sr Deputado Cabo Maciel, mas não posso me calar diante dos comentários que ele tem feito a meu respeito no plenário da ALEAM. VÍDEO NO FINAL DESSA PUBLICAÇÃO

Infelizmente não tenho assessoria de imprensa, redes sociais e nem disponho de uma tribuna, ou outro meio de divulgação que possa me colocar em condições de igualdade com o Sr Deputado para poder exercer o meu direito de resposta. Para quem não sabe, aqui em Tabatinga sequer temos uma conexão de internet decente. Tentemos não desanimar e vamos descrever alguns fatos através dessa nota.

Bom, antes de mais nada eu gostaria de elogiar e agradecer ao Fundo de Promoção Social e à FAAR pelo apoio incondicional que tem dado ao Projeto JUDÔ ALTO SOLIMÕES aqui no município de Tabatinga-AM, além do apoio a outros projetos sociais e oficinas de esporte no município e buscando atingir aos grupos vulneráveis existentes na localidade. Sem dúvida essas ações tem sido fundamentais para que comecemos a construir uma estratégia sólida de prevenção à homicídios, à violência e à criminalidade.

Retornando ao discurso e ataque pessoal do deputado Cabo Maciel, ao assistir ao vídeo (anexo a esta nota) chego mais uma vez a seguinte conclusão:  O deputado realmente desconhece o que está acontecendo na região do Alto Solimões, ou simplesmente finge que não conhece, pois a impressão que dá é a de que está muito mal informado.

Primeiramente ressalto que na minha nota de despedida em nenhum momento afirmei que o motivo da minha transferência foi o seu discurso/pedido pela minha exoneração do cargo, mas a verdade é que o Sr Deputado pediu a minha exoneração, isso é verídico, e no vídeo isso Está bem claro, e logo após o seu discurso este oficial coincidentemente foi exonerado.

Aproveito o ensejo para agradecer ao sr deputado, quando afirma que sou nota 10,00 (dez) em matéria de projetos e programas sociais. Agora é importante ressaltar que quando o Sr me dá nota 0,0 (zero) como comandante do batalhão, realmente fica difícil de se entender o que o Sr quer dizer, pois a estratégia que tentamos construir aqui estava voltada justamente para a integração dos órgãos de segurança pública e defesa social aqui no município de Tabatinga-AM, a exemplo dos programas de controle de homicídios de Minas Gerais (Fica Vivo) e De Pernambuco (Pacto pela Vida), Programas vencedores que vem reduzindo anualmente as taxas de homicídios nos locais onde foram implementados há mais de 15 anos, utilizando uma estratégia de integração entre as ações de segurança pública, Programas sociais, educação, esporte, cultura, lazer e etc. Essa foi a estratégia que tentamos articular e implementar no alto Solimões, mas talvez o Sr Deputado não conheça esses programas, e/ou essa não seja a estratégia ideal para o Sr Deputado CB Maciel, afinal de contas a sua fórmula para resolver os problemas de segurança pública na região é bem mais simples (trocar o cmt da PM).

Quanto à afirmação do deputado de que minha transferência ocorreu em decorrência de eu ter sido deselegante e não ter recepcionado o Secretário de SP quando ele veio a Tabatinga, gostaria de deixar registrado o meu respeito e admiração pelo Exmo General Mansur, com quem pude conversar sobre os problemas de segurança pública na região do Alto Solimões (foto anexa a esta nota, quando recepcionei o Secretário de SP em sua visita ao 8º BPM) nas ocasiões em que esteve em Tabatinga. Nessas oportunidades procurei mostrar a realidade da região. Entretanto, essa afirmação do deputado chama a atenção, e deve o Comando da Instituição instaurar um processo administrativo para apurar a minha conduta neste caso, da mesma forma que deveria instaurar outros dois procedimentos investigatórios em meu desfavor, afinal de contas, o deputado também afirma em seu discurso que eu faço formaturas para ameaçar e perseguir aos policiais militares, bem como me responsabiliza diretamente pelos homicídios que tem ocorrido no Alto Solimões. Ao meu ver são acusações sérias e que devem ser apuradas de forma célere e cristalina, motivo pelo qual me coloco à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento dos fatos. Aliás, se não for instaurado qualquer procedimento investigatório, quando eu chegar a Manaus eu mesmo solicitarei formalmente a instauração de tais procedimentos para a apuração dos fatos, e anexarei o vídeo do discurso do deputado para instruir os autos.

No meio de tudo isso ainda sou chamado de leviano e mentiroso, pois nas palavras do deputado ele também afirma que eu não visitei e não conheço nenhum dos municípios do Alto Solimões. Bom, como uma imagem vale mais que mil palavras, também estou colocando em anexo a esta nota algumas fotos das viagens que fiz aos municípios e comunidades rurais do Alto Solimões. Também quero salientar que so pudemos fazer essas visitas graças ao apoio logístico do DSEI Alto Solimões, pois conforme eu já disse anteriormente, o 8 BPM sequer dispoe de embarcação e combustível para realizar esses deslocamentos.

No meio disso tudo vem o meu questionamento: “quem é o verdadeiro leviano e mentiroso nisso tudo? Será que é mesmo o Tenente-coronel Morillas?

Ainda prefiro acreditar que contra fatos não há argumentos, do que acreditar que uma mentira dita mil vezes se torna verdade.

Estou a disposição para que todos os fatos sejam apurados de forma célere e cristalina pois sou o mais interessado em que tudo isso seja esclarecido.

Por fim gostaria de pedir ao Sr Deputado CB Maciel que pare de ficar tentando denegrir e manchar a minha imagem como oficial da PMAM, pois está longe de conseguir isso. Mas de qualquer forma deixo um aviso: se tentar fazê-lo vou contra-argumentar utilizando o meu direito de resposta, simples assim.

Na oportunidade, gostaria de agradecer ao apoio incondicional de toda a minha família, amigos, colegas de farda, inclusive meus ex-comandados da tropa do Alto Solimões que viram o vídeo e puderam tirar as suas próprias conclusões.

Desejo sucesso ao novo comandante do 8 BPM, e Que Deus o abençoe na sua nova missão.

Por fim, agradeço a Deus por sempre estar ao meu lado, e finalizo essa nota afirmando que talvez a oxigenação que a PMAM esteja precisando seja de um representante na ALEAM, pois hoje nós não temos (opinião minha).

Att. TC PM MORILLAS

“Nós sempre podemos fazer mais!



texto de LÚCIO GLÁUCIO MENDONÇA :
Para quem não conhece, esse é o o TC PM Juan MORILLAS. Faixa preta de Judô e agora, ex-comandante do 8° BPM do Alto Solimões.
O Coronel Morillas foi exonerado pelo Governador,  após um discurso inflamado do Cabo Maciel,  acusando e questionando a competência e comprometimento do referido militar junto ao comando do policiamento desta importante região…


O membro do Legislativo questiona ainda o envolvimento do ex-comandante com o Projeto Judô Alto Solimões cujo principal objetivo é o combate e o enfrentamento PRECOCE ao consumo e tráfico de drogas através do esporte…
Estive em Tabatinga algumas vezes e o que ví foram diferenças imensas quanto à estrutura de pessoal e material quando comparadas á sua vizinha Letícia, cidade da Colômbia.
Ví também um lugar importante de nossa fronteira desprovido de uma coordenação geral que unifunificasse os esforços estaduais, municipais e federais contra o narcotráfico e o consumo de drogas…
Aproveito este espaço para relatar também a experiência que tive ao ver o trabalho realizado no Projeto Judô Alto Solimões pelo TC Morillas, sua esposa Márcia e o Amigo Guilherme Martinez em ações extraordinárias que visaram principalmente afastar os jovens daquela região do caminho incerto do crime.
Quanto á competência do nosso aluno Juan Morillas nada de negativo posso dizer…
Neste anos todos de convivência, nenhum professor ou pai poderia estar mais orgulhoso da trajetória do homem e deste militar. O nome “Morillas” é sinônimo de competência, de seriedade e de honradez! Ele sempre engrandeceu e engrandecerá o nome de sua família, de sua corporação e da nossa academia…
O nobre deputado esquece que programa sociais como o Judô Alto Solimões salva o jovem antes que o mesmo se vicie e se contamine com o mundo influente e de grande aporte financeiro que crime dispõe.
A própria PM têm, há muitos anos o PROERD, cujo objetivo destaca a prevenção antes da recuperação tardia de crianças alistadas pelo tráfico e pelas facções…
Ao aluno e amigo Juan Morrillas eu desejo a proteção de Deus… Não será um comentário irresponsável e ridículo deste famigerado parlamentar que há de manchar sua história e folha exemplar de serviços. A vida de parlamentar passa… A carreira de um integrante valoroso da nossa briosa Polícia Militar é para história de nosso estado!
Força e Honra sempre! Paz e Bem Sempre!

GLÁUCIO SENSEI
ACOPAJAM

 


 

veja abaixo o pronunciamento do Deputado Estadual Cabo Maciel

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui