Início SETOR PRIMARIO Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

0

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração de dois dias. O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola e Florestal do Amazonas (Seapaf), Eirie Vinhote, representa o Sistema Sepror no evento promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para, entre outros objetivos, discutir o fortalecimento da base conceitual do ABC+ e orientar seu plano de ação alinhado com os diversos Grupos Gestores Estaduais (GGEs).

O secretário da Seapaf/Sepror, Eirie Vinhote destacou que 20 estados já estão com seus Planos ABC+ publicados. O Amazonas está concluindo o seu. Trata-se do maior plano setorial de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

Sobre o evento em Brasília, Vinhote disse que “a ideia é discutir entre os setores envolvidos, a estratégia de utilização de ferramentas do ABC+ disponibilizadas para os estados, e aí a nossa participação aqui é importante, porque a gente está no processo de construção do nosso plano, e para que a gente entenda qual é o nosso desafio, nível de Amazonas, porque a gente tem uma característica muito única, relacionada à adaptação climática com os eventos”, disse o secretário.

A execução do Plano ABC+ no Amazonas está sob a responsabilidade da Sepror, onde Heitor Liberato é o coordenador do Grupo Gestor, que também participa do evento do Mapa. O Plano é uma proposta do Governo Federal para dar continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030.

“Trata-se de uma reunião técnica que visa buscar um nivelamento de informações para os Grupos Gestores no que diz respeito à estruturação, operacionalização, e diretrizes a serem tomadas para o melhor desenvolvimento do Plano ABC+ nos estados”, disse Heitor.

A reunião de Brasília acontece em momento oportuno em que o governo amazonense, por meio do governador Wilson Lima, anuncia a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas, além de outras medidas, em ação antecipada para minimizar os impactos da estiagem deste ano, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile