Na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), o titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), engenheiro de Pesca Daniel Borges, representou o Governo do Estado e todos os profissionais que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Amazonas, em especial do setor primário, na produção de alimentos e na utilização sustentável dos recursos naturais amazonenses.
A propositura em homenagem aos 50 anos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AM) motivou a vinda à Manaus, diversos dirigentes de Crea’s de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul entre outros, além dos estados da Região Norte.
Pautas como a recuperação da BR-319, rodovia que interliga Roraima e Amazonas ao restante do país, considerada estratégica para o desenvolvimento regional, foram citadas como exemplo da intervenção técnica dos engenheiros e arquitetos do Crea.
“Vamos ter uma rota, uma nova logística do Amazonas para o Oceano Pacífico, passando pelo Peru e Equador, que já está prestes a ser inaugurada, para gerar empregos e riqueza para o Brasil. É mais uma justificativa, mais um apontamento sobre a importância da BR 319 e sobre a importância dos profissionais Crea”, justificou Sinésio.
Daniel Borges foi um dos homenageados, por ter sido diretor financeiro da Caixa de Assistência do Crea-Am (Mútua).
“Me sinto feliz por contribuir com o Crea e como engenheiro de pesca estar contribuindo diretamente com o desenvolvimento da nossa sociedade. A importância do Crea é motivo de orgulho para todos nós e sei que estou representando muita gente que merece essa homenagem”, enfatiza Daniel. “No sistema Sepror são mais de 500 engenheiros e agrônomos, isso é significativo”, complementou.
Ivo Calado, Engenheiro de Pesca da Sepror, representou a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas (AEP-AM). O Engenheiro Florestal Marcio Lima, também da Sepror, representou Associação de Profissionais de Engenheiros Florestais do Estado do Amazonas (Apefeam); Antônio Joaquim do Espírito Santo Oliveira, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), integrante do Sistema Sepror, representou a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Amazonas (AEAEA). Todos os homenageados comprovam o alto nível dos profissionais dedicados ao setor primário do Amazonas.
A cerimônia foi encerrada com o discurso da presidente do Crea/AM, Alzira Miranda, primeira mulher eleita para conduzir o Crea Amazonas e a primeira engenheira de Pesca, presidente de Conselho em todo o Brasil. “Estou emocionada. Diante da grandeza do Crea eu sei que precisamos trabalhar muito pelos nossos profissionais e pela nossa sociedade”, finalizou.
FOTOS: Nailson Castro/Sepror e Thiago Aguila/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa (92) 99333-8273 e (92) 99356-6869