O Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror) Daniel Borges, recebeu na manhã desta quinta-feira, 05/12, Daniel Silva, representante da Comunidade São Francisco do Caramuri, grande produtora rural de Manaus. Uma das principais demandas é a recuperação do ramal que garante acesso ao local, o fortalecimento dos projetos de Abacaxi, considerado o mais doce do país; Pitaya, Pró-Irrigação e apoio na realização, ainda no primeiro trimestre de 2025, das ações de saúde e cidadania, dentro do programa Governo Presente, contribuindo significativamente com a qualidade de vida das famílias que lá residem.
“A comunidade Caramuri é exemplo em algumas questões, como a organização da comunidade na produção do Abacaxi, passando da monocultura para policulturas. Estaremos apoiando e fortalecendo ainda mais essas iniciativas nos colocando à disposição para ajudar na capacitação dos agricultores, como já estamos fazendo”, explica Borges.
Localizada no limite de três municípios, Manaus/Itacoatiara e Rio Preto da Eva, Caramuri ganhou notabilidade nos últimos anos por ter adotado em seus processos produtivos, uma abordagem responsável em relação à produção de alimentos e à preservação ambiental. Um dos produtos produzidos lá e que ganhou destaque está o abacaxi, que faz grande sucesso onde é apresentando, como no Festival Folclórico de Parintins, por exemplo.
“Estamos sempre buscando evoluir coletivamente e sempre alinhando as nossas metas de produção, as necessidades de nossas famílias e a nossa contribuição com o meio ambiente. Em tudo isso o Sistema Sepror é nosso maior parceiro”, enfatiza Silva.
Uma integração de projetos e possibilidades está por acontecer, envolvendo o Turismo Rural, que vai oportunizar aos produtores maiores rendimentos e aos turistas conhecerem comunidades com grande beleza natural como Caramuri.
“É uma ideia que estamos trabalhando para realizar, aproveitando essa vocação natural de São Francisco de Caramuri. Assim como nossa região, existem muitas outras que poderão se fortalecer a partir do nosso exemplo”, completou o representante da comunidade.
Fotos: Nailson Castro e Isaac Maia/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Nailson Castro (92) 99113-2311 / Emerson Martins (92) 99480-4225 / Jhota Mendonça (92) 98289-2627
Wilson Lima sanciona Lei que estabelece o Dia e Semana Estadual da Mulher Cooperativista