Sepror apoia 13ª Exp Agropecuária de Santo Antônio do Matupi

0
258

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) realiza entre os dias 19 e 21 de julho, a Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi (Expomat), distrito localizado no quilômetro 180 da Rodovia Transamazônica. O município é considerado dos maiores produtores rurais do Amazonas.

A Expomat é realizada anualmente no Parque de Exposições Amadeu Rodrigues Vidal, gerando inúmeras oportunidades de negócios e  contará com uma programação variada, que inclui shows musicais, atividades de montaria de touros e cavalos, vaquejada, tiro de laço, rodeio mirim, torneio leiteiro, leilão de animais, dentre outras.

“É um evento estratégico para a região Sul do nosso estado, que avança significativamente em suas produções com uso de novas tecnologias e oportunidades de negócios. A Expomat é de grande importância para o setor primário”, enfatiza Daniel Borges, secretário da Sepror.

A economia do município de Manicoré, especificamente do Distrito de Santo Antônio do Matupi, é baseada nas atividades agropecuária e madeireira, com destaque para a pecuária de corte e leite, que atualmente conta com um rebanho em torno de 200 mil cabeças de gado. A atividade envolve aproximadamente 868 criadores.

De acordo com a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas (Aspomat) Ranilda Silva Araújo, a Expomat, que em 2024 chega à 13º edição, faz parte da cultura local e do planejamento dos empresários de Matupi, que percebem a exposição como parte importante do processo, fortalecendo a comercialização e consequentemente o trabalho de todos.

“Nossa Exposição é uma das maiores do Amazonas. A expectativa é das melhores. Os produtores enfrentam muitas dificuldades na produção e a nossa Exposição garante a negociação de muito do que é produzido. Esperamos um fortalecimento dos investimentos feitos e novos mercados, já que vamos receber pessoas de outras regiões”, explica Ranilda.

O engenheiro agrônomo do Sistema Sepror, Thiago Abraão, profissional que dá apoio técnico aos produtores da região, acredita que a exposição, além de ótimos negócios financeiros, leva à Santo Antônio do Matupi novas oportunidades tecnológicas, o que garante a evolução dos processos produtivos locais.

“A Expomat fomenta a economia da região, promove desenvolvimento do setor primário, incrementa a tecnologia no campo com a vinda de máquinas e equipamentos agrícolas que podem ser adquiridos em condições especiais durante a feira. É só benefícios”, explica Thiago.

Entre os participantes está o comerciante e pecuarista Fábio Carvalho. Em seu empreendimento ele fornece produtos para os agricultores. Já em sua propriedade ele investe na criação e engorda do gado para “o corte”. Durante o evento ele terá um estande e garante que aguarda essa festa o ano inteiro e que vale a pena a espera.

“É o momento mais importante para nós que vivemos do agro. Temos produtores, especialistas da agricultura e pecuária, compradores e instituições financeiras. Então estamos ansiosos para esse momento em que negociamos nossos produtos e que pensamos no nosso futuro enquanto produtores”, finaliza Fábio Carvalho.

Autorização do Evento

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) autorizou a realização da ExpoMat. A expectativa é de que  500 animais, entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos sejam expostos durante o evento.

Os organizadores/empresas promotoras de eventos agropecuários interessados em realizar leilões, exposições, feiras, cavalgadas, torneios leiteiros, corridas, entre outros, devem formalizar o pedido de autorização obrigatório com antecedência junto à Adaf. Por meio de fiscalizações in loco, análise de documentos e avaliação do espaço físico, a autarquia garante a sanidade dos animais expostos e comercializados nos eventos e daqueles que entrem em contato com eles posteriormente.

Entre as exigências a serem cumpridas pelos organizadores dos eventos estão o acompanhamento da recepção e posse temporária dos animais participantes, e a garantia de que os proprietários ou responsáveis entreguem as Guias de Trânsito Animal (GTA) e
documentos sanitários à Adaf.


Texto:  Nailson Castro
FOTOS:
Divulgação Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui