Operador do Direito por profissão (advogado), Caio aprova e elogia o lado operacional do Tribunal. “Podemos perceber mais fortemente o papel do TJD, que tem levado ao Amazonas, de forma bem satisfatória, uma maior segurança jurídica nas competições realizadas pelas federações e demais entidades”, reconheceu.
“Nunca tivemos nenhuma ocorrência como essa, de se chegar às vias de fato. Então, acionamos o TJD e isso foi de fundamental importância para o bom andamento do processo, já que atitudes como as dos envolvidos não condizem com o comportamento acadêmico e nem com o desporto educacional no nível universitário. O Tribunal vem para advertir e corrigir determinadas ações, de forma educativa, para que a violência não ocorra e nem seja estimulada, seja por atletas, treinadores, dirigentes, torcida, entre outros”, explicou a presidente da Faud, Lilian Valente.
Atuação – O presidente do TJD, Edson Rosas, ressaltou a contribuição do órgão frente ao esporte amazonense. “O TJD atua em seis modalidades, entre elas futebol, futsal, handebol, basquetebol, tênis de mesa e, recentemente, com a Faud. Até o fim de junho, acredito que mais dois esportes entrarão nessa conta. Contribuímos, acima de tudo, com a disciplina nas competições e é exatamente esse o ‘feedback’ (retorno) que temos dos presidentes de Federações, pois o auxílio maior é por conta da questão comportamental, que afeta os campeonatos e são trazidos para a apreciação do Tribunal”, explicou.
Sobre as atividades do TJD, Edson lembrou dos valores agregados a cada decisão. “Não é só a questão disciplinar, mas também o TJD procura estimular os desportistas e todos aqueles que passam por aqui, a fazerem o que é certo e, com isso, aprender lições importantes como saber ganhar e saber perder, respeito ao próximo, formação de caráter, entre outros. O Tribunal não se limita às sessões de julgamento, mas desenvolve o esporte como um todo. Esse é o maior diferencial”, pontuou.
Próximo evento – No próximo sábado (08/06), a partir das 9h, uma videoconferência será realizada na sede do TJD-AM, localizada na rua Rio Purus, nº 29, bairro Nossa Senhora das Graças, com o tema “Futebol Feminino em Portugal: treinamentos e lesões”, ministrada pelo Prof. Msc. Renato Fernandes, licenciado e mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Lisboa (FMH) e doutorando pela Utad. Os interessados em participar do evento deverão entrar em contato pelo telefone (92) 98231-2473. A inscrição será um quilo de alimento não perecível.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/FAF
Jornalista Responsável: Nailson Castro – (92) 98434 3003
Fotos: Mauro Neto / Sejel
Endereço: Avenida Pedro Teixeira, nº 400, Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro | CEP: 69040-000, Manaus –AM |