Secretário de Produção Rural do Amazonas participa da Fenacam 2024 no Rio Grande do Norte

0
39

O Secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror) Daniel Borges, participa durante esta semana da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), um dos maiores eventos de aquicultura e Carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros em água doce ou marinha) da América Latina, realizada no Espaço Neuma Leão, em Natal (RN)

O evento comemora 20 anos da Feira, voltada a produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários de diversos estados brasileiros e de outros países, já que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de camarão. Daniel Borges foi o segundo palestrante de hoje, quinta-feira (21/11).

“Nos sentimos honrados pelo convite para falarmos da aquicultura na Amazônia e os desafios que os produtores da nossa região e do nosso estado enfrentam para se desenvolver e se consolidar nesse competitiva segmento”, explicou Daniel Borges, que proferiu palestra com o tema : Desafios Institucionais, Avanços e Perspectivas para a Aquicultura Amazônica.

Apesar de a Amazônia ter fatores que favorecem a aquicultura como um todo (clima, solos, água e a diversidade da fauna ictiológica), alguns itens diferenciam-se dos de outras regiões do Brasil, como o preço da ração, os licenciamentos ambientais e dificuldades logísticas, por exemplo.

“Estamos em plena evolução na aquicultura no Amazonas, contando com a ajuda dos institutos de pesquisa e de nossos produtores.  Com os altos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas para o fortalecimento da assistência técnica, a criação de camarões vai se consolidar como uma opção rentável e alinhada com as exigências ambientais”, enfatizou Daniel, que durante sua palestra lembrou e homenageou o engenheiro de pesca Geraldo Bernardino, que contribuiu significativamente com o desenvolvimento do setor no Amazonas, onde exerceu a função de secretário da Pesca em várias administrações.

Fenacam

Ao longo de duas décadas, a Fenacam se consolidou como o principal fórum para troca de conhecimentos, promoção de novas tecnologias e realizações de negócios nos setores carcinícolas e aquícolas do Brasil. Nesta edição comemorativa, a expectativa é reunir mais de 7 mil visitantes, incluindo produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários de diversos países, que irão participar dos simpósios técnicos e científicos, além de uma ampla feira internacional de produtos e serviços para a aquicultura.

A feira que vai até a próxima sexta-feira tem mais de 200 expositores, entre eles empresas do Canadá, USA, México, Equador, Austrália, Belgica, Tailandia e China, transformando o evento em um marco na história da aquicultura brasileira. Ao todo 50 palestrantes nacionais e internacionais foram convidados, para abordagens específicas, indo desde as últimas inovações e tendências do setor até as peculiaridades enfrentadas em outras regiões.

Reconhecida como a maior feira de aquicultura da América Latina, a Fenacam 2024 promete superar expectativas e marcar esta vigésima edição com diversas novidades que reforçam a posição de liderança e inspiração no segmento.

“Comemorar 20 anos da Fenacam é celebrar o desenvolvimento da aquicultura no Brasil e no mundo. Temos orgulho de fazer parte dessa trajetória, que cresce a cada edição”, diz Itamar Rocha, presidente da Fenacam 2024. ” Preparamos uma programação rica em assuntos, com palestrantes de renome nacional e internacional, além da feira de negócios que traz o que há de mais moderno no setor”, concluiu Rocha.

FOTOS: Divulgação / Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) – Nailson Castro (92) 99113-2311 / Emerson Martins (92) 99480-4225 / Jhota Mendonça (92) 98289-2627

 

Em Rio Preto da Eva, Sepror acompanha experimento-piloto que facilita a vida do produtor rural

 

Expoagro 2024: Sepror promove workshop para associações e cooperativas da zona rural de Manaus

Sepror convoca pescadores para renovação de documentos

Estiagem 2024: Sepror alinha ações de segurança alimentar

Sistema Sepror na abertura da 37ª Exposição Agropecuária de Parintins

 

Sepror entrega 15 toneladas de alimentos do PAA para seis entidades em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui