Secretaria de Cultura e Economia Criativa inaugura unidade do Liceu Claudio Santoro no município de Envira
Serão oferecidas 432 vagas para cursos de Música, Dança e Teatro; as aulas começam no dia 5 de fevereiro
Seguindo uma das principais diretrizes traçadas pelo Governo do Amazonas para a pasta, que prioriza a identificação e desenvolvimento das
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância de levar as atividades do Liceu para o município.
“Foi um desafio implantar o Liceu em Envira devido às dimensões do nosso estado, assim como às peculiaridades da logística. Mas está sendo uma conquista muito importante, pois vamos atender um público que não tinha tanto acesso a ações culturais e artísticas por conta da distância, do difícil acesso”, comenta. “Com certeza o retorno será positivo, vamos despertar o interesse da população local para as artes, descobrir novos talentos, motivando-os para serem multiplicadores culturais na região”, pontua.
Apolo destaca ainda que Envira faz parte do projeto de expansão das atividades do Liceu no interior do estado. “Este ano pretendemos inaugurar mais duas unidades, que atenderão outros polos, dando oportunidade para pessoas de outras regiões do estado”, observa.
Envira terá a segunda unidade do Liceu fora da capital amazonense – a primeira fica em Parintins – e ofertará cursos gratuitos nas áreas de Música, Dança e Teatro. Ao todo, serão oferecidas 432 vagas para os cursos de “Iniciação Teatral”, “Teatro para Crianças”, “Violão”, “Bateria”, “Teclado”, “Canto/Coral”, “Musicalização Infantil em Flauta Doce”, “Dança para Criança” e “Danças Brasileiras”.
Inscrições – As aulas do Liceu em Envira terão início no dia 5 de fevereiro, e as inscrições acontecem até a próxima quinta-feira (23/01), das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, no Centro de Formação em Multimeios Didáticos, localizado na rua 22 de Junho, nº 344-436, no Cena.
Para efetuar matrícula, o candidato deverá atender aos pré-requisitos (faixa etária) de cada curso e apresentar cópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência (água ou energia), declaração escolar ou certificado, e uma foto 3X4. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal, que também deverá apresentar cópia do RG e CPF.
Emprego e renda – A implantação do Liceu em Envira também contribui na geração de emprego e renda para moradores do município. O espaço ofertou dez vagas, sendo um Coordenador Geral, um Coordenador Pedagógico, cinco Instrutores, um Assistente de Coordenação Educativa, um Porteiro e um Auxiliar de Serviços Gerais, que compõem o corpo técnico da unidade. Os profissionais foram selecionados por meio de edital.
O diretor técnico-artístico do Liceu, maestro Davi Nunes, destaca que os instrutores receberão um treinamento para entender todos os procedimentos do Liceu.
O projeto do Liceu de Envira tem como proponente a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e conta com patrocínio da BIC da Amazônia S.A. e da Moto Honda da Amazônia.
Confira a relação de cursos:
Iniciação Teatral
Pré-requisito: a partir de 13 anos
Vagas: 50
Teatro para Crianças
Pré-requisito: crianças de 7 a 12 anos
Vagas: 50
Violão
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 60
Bateria
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 40
Teclado
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 32
Canto/Coral
Pré-requisito: a partir de 18 anos
Vagas: 60
Musicalização Infantil em Flauta Doce
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 40
Dança para Criança
Pré-requisito: crianças de 7 a 8 anos
Vagas: 50
Danças Brasileiras
Pré-requisito: a partir de 13 anos
Vagas: 50
FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: Suelen Reis (98141-9488) e Sérgio Victor (99165-8604).