Início Notícias Brasil Real tem melhor desempenho trimestral frente ao dólar desde 2022

Real tem melhor desempenho trimestral frente ao dólar desde 2022

0


O real começou 2025 em alta frente ao dólar, alcançando seu melhor desempenho trimestral desde 2022. Conforme análise da consultoria Elos Ayta, divulgada pelo Metrópoles, a moeda brasileira registrou uma valorização de 7,27% nos primeiros três meses do ano. Com isso, a taxa de câmbio Ptax para venda, calculada pelo Banco Central, caiu de R$ 6,192 no final de 2024 para R$ 5,742 em 31 de março de 2025.

Esse movimento fez com que o trimestre figurasse entre os quatro períodos de maior desvalorização do dólar frente ao real desde 2020, ano em que a consultoria iniciou sua série histórica. A última queda mais expressiva da moeda norte-americana ocorreu no primeiro trimestre de 2022, quando o recuo foi de 15,1%.

“O movimento reflete uma combinação de fatores internos e externos, incluindo mudanças na percepção de risco do mercado financeiro e ajustes na política monetária global”, disse Einar Rivero, sócio da Elos Ayta, ao site Metrópoles.

Desde 2020, Real teve melhor desempenho em relação ao dólar em 9 dos 21 trimestres analisados

Desde o início de 2020, com os impactos da pandemia de Covid-19 nos mercados globais, a taxa Ptax de venda do dólar passou por variações significativas. Em nove dos 21 trimestres analisados, houve desvalorização da moeda americana frente ao real. No entanto, períodos de forte valorização também foram registrados, como no primeiro trimestre de 2020, quando a incerteza sanitária fez o dólar disparar 28,98%. Outro momento de alta ocorreu no quarto trimestre de 2024, com avanço de 13,66%, impulsionado por instabilidades econômicas e políticas.

Impactos para o mercado e empresas

A valorização recente do real pode gerar efeitos relevantes em diversos setores da economia. As companhias que dependem de insumos importados podem se beneficiar da queda nos custos de importação, ampliando suas margens de lucro.

No mercado financeiro, a queda do dólar reforça a percepção de estabilidade e pode influenciar positivamente a atração de investimentos externos, além de alterar expectativas quanto à condução da política monetária brasileira.

Por outro lado, empresas exportadoras tendem a ser prejudicadas, pois suas receitas em moeda estrangeira se traduzem em menores valores em reais.





Fonte: ICL Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile