O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas(IDAM), representando o Governo do Estado e atendendo a uma demanda dos produtores rurais, via Movimento de Ações Imediatas em Apoio às Comunidades (MAIAC), esteve em visita ao Bairro Puraquequara, na Zona Leste de Manaus, para consolidar parceria de assistência técnica aos produtores rurais que vivem e trabalham há décadas naquele distrito.
Área de assentamento do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária(INCRA), o Puraquequara há décadas abriga alguns dos principais produtores rurais da capital amazonense. Mas apesar da grande produção, as dificuldades para aquisição da documentação definitiva de posse da terra, dificultam o acesso dos produtores às políticas públicas, inclusive as voltadas para a Agricultura Familiar. O principal entrave é a Regularização Fundiária.
Acompanhado de alguns técnicos do Instituto, O presidente do IDAM, Tomas Sanches, participou de uma reunião com produtores e afirmou que o objetivo principal é aumentar a produção agrícola para tornar Manaus auto suficiente em alguns produtos, por isso todos os esforços serão feitos, incluindo assistência técnica e documentação. “O que estiver ao nosso alcance nós faremos. Essa é a nossa Missão. Se já fazemos, vamos fazer mais. O importante é contribuir com todos eles e com o Setor Primário, disse Tomás .
A agricultora Maria Santa Parente, de 66 anos cultiva hortaliças e frutas. Ela é uma das moradoras do Puraquequara que busca há muito tempo a regularização Fundiária de seu terreno. “Tão grande quanto o nosso sonho é a nossa necessidade de termos essa regularização e documentos. Só assim poderemos ter acesso às políticas públicas voltadas para nós”, explica dona Santinha, como é conhecida.
O criador de galinhas, de postura e de corte, Amarildo Silva tem 54 anos. Ele mora há 32 anos no Puraquequara e pela falta de regularização ainda não teve acesso às financiamento para aumentar os galpões das aves. ” Esperamos que com a ajuda do Idam consigamos melhorar a criação assim como ter acesso a linhas de crédito”, exclama. “É muito importante a presenta de vocês aqui no Puraquequara. Só temos a agradecer ao seo Tomás Sanches e ao Teco. As vezes nós nos sentíamos esquecidos, mas agora temos a esperança de que tudo vai melhorar”, confessa Amarildo.
A visita foi solicitada por Maria Rosilândia Mendes Tenório, representante do Polo-01 Puraquequara e presidente AGRIAMIGOS ramal 14 “Já fizemos muitas coisas sozinhos e para melhoramos nossa produção e qualidade de vida, contamos com o IDAM. Posso dizer que o diferencial é a atenção aos nossos pequenos produtores. Nos dá ânimo e alegria de ter uma assistência técnica voltada para o desenvolvimento da agricultura familiar, em cada uma propriedade do Puraquequara. Estamos em um novo ciclo. A atenção e a motivação nos dá a segurança de produzirmos sem medo dos prejuízos financeiros e sem medo dos financiamentos. Estamos felizes com a presença do Idam”, afirma Rose.
O encontro entre produtores foi organizada pelo Movimento de Ação Imediata de Apoio às Comunidades. “Só temos a agradecer a toda a equipe do Idam, que em 10 dias já está aqui com a equipe completa, atendendo ao nosso chamado. Isso é uma demonstração da vontade de trabalhar e fazer acontecer em nome das comunidades. Obrigado Idam!”, diz Raiderson Teco, presidente da MAIAC.
A equipe do Idam foi composta pelo Presidente Tomás Sanches, Radson Alves(Diretor Técnico), Daniel Borges(Cehef de Departamento), Joyce Magalhães(Gerente), Aglei Maciel(Gerente), Regina Meires , André Barros e Nélio Brandão !