Início AMAZONAS Promotor de Humaitá sugere lei para impedir que agressores domésticos sejam contratados...

Promotor de Humaitá sugere lei para impedir que agressores domésticos sejam contratados em cargos públicos

0
republicado de PORTALUNICO.COM

Sugestão segue exemplo de outros municípios brasileiros que combate a violência doméstica

STF considerou constitucional as leis aprovadas em outras cidades

O promotor de Justiça que atua no município de Humaitá, Rodrigo Nicoletti, apresentou ao presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Manoel Domingos (PSB), a sugestão de um Projeto de Lei que visa impedir a nomeação de pessoas condenadas por violência doméstica, para cargos comissionados, na administração municipal.

“Esta proposta é uma forma dos poderes Legislativo e Executivo não ficarem alheios aos crescentes índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como das mortes violentas de mulheres por razões de gênero. Trata-se de um passo importante para proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício das funções públicas”, destacou Nicoletti.

A iniciativa segue o exemplo de outros municípios brasileiros que estão investindo no combate à violência doméstica por meio da edição de leis municipais, a exemplo do Município de Valinhos, em São Paulo, e Jaru, em Rondônia. A Lei Municipal de Valinhos (nº 5.849/2019), que impede a nomeação para o exercício de cargo público de cidadãos condenados por crimes de violência doméstica, foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (RE 1.308.883-STF).

Cópia da sugestão legislativa também foi entregue à procuradora jurídica de Humaitá, Nívea Gomes Zanon, como representante do Poder Executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile