O Amazonas sagrou-se campeão geral (masculino) da seletiva nacional de wrestling (luta olímpica), realizada em Macapá (AP), para participação da Gymnasíade , competição mundial para estudantes. Os atletas de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, municípios do Alto Solimões, interior do estado, fizeram aquilo que se esperava e confirmaram o favoritismo da delegação amazonense, todos os atletas com idade abaixo de 17 anos. Além do título para o Amazonas, três atletas garantiram participação na Gymnasíade, a ser realizada na França no segundo semestre de 2022, competição que é considerada os Jogos Olímpicos para estudantes do 1º e 2ºGraus.
A delegação amazonense foi composta por 12 atletas, entre homens e mulheres, mais os três técnicos (Manaus, Atalaia do Norte e Benjamin Constant) o chefe da Delegação Anderson Alves (Pelado) e Antonio Araújo Neto(Zico), Presidente da comemorou a performance dos amazonenses e afirma que o excelente desempenho é resultado do que foi implantado alguns anos atras, pelo professor Waldeci Silva e agora continuado pelo Anderson Alves.
“É a confirmação de um trabalho que ja vem ao longo dos anos mostrando o caminho a ser traçado pela juventude, que é o caminho do esporte , em especial o Wrestling, modalidade que os amazonenses tem uma vocação natural e conseguem excelentes resultados. Infelizmente , apesar de já termos mostrado essa força anteriormente e mais essa vez com esse titulo geral, nosso maior adversário continua sendo a falta de incentivo e investimento do poder publico. Tudo nosso é muito muito escasso e é por isso que viajamos na maioria das vezes com a delegação reduzida”, enfatiza Zico.
Waldeci Silva, até hoje o maior atleta da Luta Olímpica amazonense, Professor de Educação Física e ex-presidente da Federação Amazonense da Modalidade, mais uma vez comemora o bom desempenho dos amazonenses em competições nacionais. Ele que, como atleta fez parte de uma geração histórica que representou o Amazonas na década de 2000, depois de encerrar a carreira como competidor, dedicou-se a ensinar e ao assumir a Federação Amazonense buscou novos horizontes.
“Ofereci a Luta Olímpica a diversas prefeituras, poucas acreditaram. Então tenho que agradecer Atalaia do Norte e Benjamin Constant, que investiram e investem na nossa modalidade , conseguindo resultados fantásticos do ponto de vista social , educacional e esportivo. Agradecer também aos treinadores Luís Calistre (cubano), Jorge Laor, Jhonis, à Seduc e principalmente à Federação Amazonense e Confederação Brasileira de Desporto Escolar, esta ultima tendo arcado com absolutamente todas as despesas. Viemos com a equipe completa e o resultado é esse! Muito obrigado a todos!”, disse Waldeci.
Para Antônio Araújo Neto(Zico), Presidente da Federação Amazonense, integrante da vitoriosa delegação , tão ou mais importante do que os resultados esportivos, é a contribuição do Wrestling na construção de uma sociedade mais sadia. “Os bons exemplos, as histórias de viagens, o reconhecimento publico servem como um imã para os outros jovens, que vão se iniciar e se dedicar não apenas às lutas, mas outras modalidades esportivas. Isso muda pra sempre a vida dessa garotada e consequentemente da cidade. Conhecer o Brasil e outros países por meio do esporte é uma oportunidade para todos os jovens. Estamos muito felizes e convictos de que os trabalho está sendo feito da maneira correta. Que o poder publico do Amazonas veja isso e invista cada vez mais”, finalizou.
Veja a lista dos atletas amazonenses :
1.Ismael da Silva 45 kg campeão estilo livre
2. Felipe kailon 48kg prata greco romana, bronze no estilo livre
3.João Pedro 60kg campeão greco ROMANA e terceiro lugar no estilo livre
4. Jaílson leite 51kg campeão greco ROMANA segundo lugar estilo livre
5. André Bindá 65kg bronze no greco romana
6. Kailon da Silva 71kg prata no greco romana
7. Ronal Dante 80kg prata no greco romana e bronze no estilo livre
8. João comapa 92kg Bronze no greco romana
Feminino
1. Deise Cassiane 53kg prata.
2. Layla esthefani 57kg bronze.
3. Tainá marques 61kg bronze.
Atletas de Atalaia do Norte
Deise Cassiane
Tainá marques
Samara Rodrigues não medalha
Ismael da Silva
João Pedro
João comapa
Atlétas de Benjamin Constant.
Felipe kailon
Kailon da Silva
Andre binda
Ranol Dante