Profissionais da Imprensa Esportiva do Amazonas recebem Troféu Orlando Rebelo

0
461

Em cerimônia histórica,  Arnaldo Santos homenageia o amigo Orlando Rebelo e emociona todos os presentes em tom de saudade.

Profissional de comunicação desde 1959, Arnaldo Santos (81) foi a grande estrela da cerimonia de premiação do PROFISSIONAL DA IMPRENSA ESPORTIVA 2020. Os 24 profissionais homenageados receberam um Diploma de Honra ao Mérito e o Troféu Orlando Rebelo, o grande homenageado (resumo histórico ao fim da materia).

A cerimônia foi realizada no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e prestou reconhecimento a 24 profissionais do esporte que se destacaram em 2019.   O prêmio, realizado pela Comunic Marketing e Assessoria, em parceria com o portal ‘No Pódio’, foi criado em 2018 concedendo reconhecimento à história de talento dos profissionais que se dedicam ao desporto e ajudam a desenvolver cidadania no Estado do Amazonas. A ideia surgiu de três mulheres jornalistas, Greici Fernandes, Lorena Furtado e Fabrícia Campos, atletas e apreciadoras do esporte local.

 

 

Os escolhidos são produtores, repórteres, cronistas, locutores, comentaristas, apresentadores, fotógrafos, assessores e escritores, profissionais que , nas quadras, nos campos, nos tatames, nas pistas, nas casas, nas redações ou nos estúdios, se dedicam em fazer trabalhos importantes em prol do esporte local.

A honraria faz referência ao Dia Municipal do Profissional da Imprensa Esportiva, comemorado no dia 20 de fevereiro, criado através do Projeto de Lei n° 292/2013, de autoria do vereador professor Samuel e sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no ano de 2014.

Durante a cerimônia, os troféus foram entregues pelas autoridades que, de alguma forma, tem referências no esporte. Vereador Professor Samuel, criador da Lei que institui o Dia Municipal do Profissional da Imprensa Esportiva; Edson Rosas Junior presidente do TJD-AM; Lafayette Júnior, corregedor geral da Justiça do Estado do Amazonas, faixa preta de jiu-jítsu.

Continuando a mesa estavam João Carlos dos Santos, secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer(Semjel); Átila Acnaton, representante da Abraciclo e diretor industrial da Caloi Norte S.A; Helso Ribeiro, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas, advogado, cientista político e faixa preta de jiu-jítsu; Ketlen Roque dos Anjos, procuradora geral do TJD e procuradora na Comissão Feminina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

 

Ainda compondo a mesa, um dos agraciados da noite, com uma placa diferenciada, Arnaldo Santos, que emocionou a todos com uma homenagem, em vídeo, narrando uma mensagem para o saudoso Orlando Rebelo.

Os homenageados foram Adeílson Albuquerque, Agnaldo Oliveira, Antônio Assis, Antônio Barros, Arnaldo Santos, Beto Tavarosky, Camila Leonel, Chagas Barbosa, Edson Santos (Baiano), Eduardo Monteiro de Paula, Elis Alves, Henrique Farias, Jhonny Lima, Kellen Benevides, Leanderson Lima, Lissandro Windsor, Marcos Dantas, Nailson Castro, Paulo Rogério, Sílvio Lima, Theófilo Benarrós, Thaís Gama, Tony Maquiné e Zezinho Bastos.

Dia do Profissional da Imprensa Esportiva – Celebrado no dia 20 de fevereiro, o Dia do Profissional da Imprensa Esportiva no Amazonas foi escolhido em referência ao dia do nascimento de um dos pioneiros na profissão de repórter esportivo na capital amazonense, Carlos Zamith, que começou sua carreira em 1954, na Rádio Rio Mar e, em 1956, ajudou a fundar a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea).

Confira a lista dos homenageados

Adeílson Albuquerque
Agnaldo Oliveira
Antônio Assis
Antônio Barros
Arnaldo Santos
Beto Tavarosky
Camila Leonel
Chagas Barbosa
Edson Santos (Baiano)
Eduardo Monteiro de Paula
Elis Alves
Henrique Farias
Jhonny Lima
Kellen Benevides
Leanderson Lima
Lissandro Windsor
Marcos Dantas
Nailson Castro
Paulo Rogério
Theófilo Benarrós
Thaís Gama
Toni Maquiné
Zezinho Bastos

 

 

 

Fotos: João Campos.

 

Quem foi Orlando Rebelo?

 

Orlando Rebelo foi também um grande craque de futebol no passado, defendeu com brilhantismo o Atlético Rio Negro Clube de Manaus. Depois se tornou locutor esportivo da Rádio Rio Mar e Difusora do Amazonas.

Orlando Rebelo é considerado no meio esportivo, o melhor e o maior comentarista esportivo na terra de Ajuricaba.

A sua História se confunde com a do futebol profissional do Amazonas.  Nas décadas de 1960 e 1970, com o futebol amazonense em alta, muitos apaixonados pelo futebol, agarrados aos seus radinhos de pilha, enchiam o Estadio da Colina, o Parque Amazonense e o Vivaldo Lima. E mesmo assistindo ao vivo aos jogos, era com a narração de Arnaldo Santos e os comentários dos lances pelo Orlando Rebelo que tinham a verdadeira sensação de estarem nas arquibancadas.  No tempo que não havia a tecnologia da televisão e o Replay, os mínimos detalhes e a verdade do que acontecia nos campos de futebol eram responsabilidade de Orlando Rebelo.
 
Na televisão, iniciou a sua brilhante atuação, juntamente com o Luiz Eduardo e José Augusto, participavam de uma mesa redonda, debatendo assuntos do esporte local, tudo em preto-e-branco; depois participou do programa “Esporte das Multidões”, com o comando do Luiz Eduardo, participação do Nicolau Libório e Galdêncio Neto. Com a saída do Luiz Eduardo, o Orlando Rebelo assumiu o programa com um novo nome “A Bola é Nossa”, fez um enorme sucesso no meio esportivo local, ganhou inúmeros prêmios.
Participou nos anos 80 do Globo Esporte local e nos anos 2000 do Esporte Amazônia, no Amazon Sat, juntamente com o Eduardo Monteiro de Paulo, Jota Augusto, Nailson Castro  e convidados.
assista o video Feito por Arnaldo Santos para lembrar e homenagear Orlando Rebelo.

————————————
Assista a cerimonia completa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui