Professores que lecionam para estudantes de várias idades em uma mesma classe recebem capacitação 

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Realidade em comunidades rurais da Amazônia, as turmas multisseriadas geralmente ocorrem em regiões distantes dos centros urbanos. Professores  lecionam para alunos de idades e níveis educacionais diferentes.

Há um ano, uma mesma capacitação de professores, onde aconteceria presencialmente em quatro municípios do Amazonas, mobilizando pessoas em grandes deslocamentos pelo estado. Com a pandemia do coronavírus, as capacitações virtuais ganharam força e agora são uma realidade para as ações desenvolvidas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Por isso, entre os dias 16 e 17 de outubro, ocorreu a 1º capacitação virtual para aproximadamente 500 professores da rede municipal dos municípios de Tefé, Coari, Uarini e Maraã. A ação é uma iniciativa do Projeto Amazonas Sustentável, em parceria com a Petrobras.

“Dentre os componentes do Projeto Amazonas Sustentável, a formação continuada de professores de classes multisseriadas é um dos itens mais importantes. É a realidade em escolas daa áreas  rurais do Estado, em comunidades ribeirinhas”, explicou Gil Lima, coordenador do projeto. A capacitação recebeu apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e das Prefeituras municipais.

“É gratificante ver instituições que estão há muito tempo levando formação e capacitação para os professores, com intuito de melhorar a qualidade de vida no ambiente da educação nessas localidades. A capacitação proporciona a qualidade de ensino nessas comunidades distantes”, disse Rainalda Serra, Coordenadora da Educação do Campo na Secretaria de Estado de Educação da Saúde (Seduc).

Os temas debatidos na capacitação foram: agricultura familiar, importância da água e da floresta na educação rural é uma das novidades neste ano: a elaboração dos planos de intervenção interdisciplinar para serem usados em 2021. “O objetivo do plano de ação interdisciplinar é apoiar na execução da prática. O plano visa garantir oportunidade aos professores para trabalhar todas disciplinas em um só planejamento”, apontou Zélia Barroso, auxiliar pedagógica do projeto.

Para realizar a capacitação online, a organização do evento levou em consideração que acesso à internet nos municípios do interior do Amazonas é limitado. Silvana Souza, Gestora Pedagógica da FAS, contou que os professores estão dando um retorno positivo sobre a capacitação, levando em consideração que nem todo mundo está adaptado ao formato online. “Para muitos municípios é um momento novo e de readaptação”.

 

Participação em Congresso

Durante a capacitação, a auxiliar pedagógica do projeto, especialista em Educação do Campo, Zélia Barroso, participou do VII Congresso Nacional de Educação (Conedu) apresentando o artigo “Os desafios e perspectivas dos professores que trabalham em turmas multisseriadas no município de Tefé”. O trabalho surgiu da inquietação durante o período da formação dos professores multisseriados em 2019, com o objetivo de observar os desafios que os professores enfrentam durante o dia a dia.

“A ideia era compartilhar, com outros profissionais da área e de diversos locais do Brasil, as dificuldades enfrentadas pela educação no Amazonas. E também apresentar as metodologias e realidade diária dos professores do campo. Além disso, mostrar como o Projeto Amazonas Sustentável contribuiu na formação desses professores para atuar com turmas multisseriadas”, finalizou Gil Lima.

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