O empresário Nicson Marreira, principal nome à prefeitura de Tefé, em vídeo, faz convite à todos os interessados em acompanhar a oficialização de sua candidatura à prefeito do Município .
A cidade, uma das mais importantes do interior do Amazonas, sofre com o saudosismo em que a vida era mais fácil, na verdadeira Terra da Ciranda.
“Temos que ter a verdadeira Tefé de volta. A nossa cidade já funcionou como um todo, mas parou no tempo. Nossa cultura praticamente morreu. Nosso esporte morreu. A sistema municipal de saúde é sofrível. A nossa agricultura padece. Um município tão importante não pode se contentar simplesmente com a construção de um mercado. Precisamos que todos os setores funcionem”, diz o funcionário público E.C.C., que pediu para não ser identificado.
Nicson tem como principal propaganda a capacidade administrativa, adquirida no mundo empresárial, além de não ter ligações com os vlehos caciques políticos da CIDADE DA CASTANHA.
“Precisamos de um prefeito sem amarras. Até aqui, nos últimos 20 anos, os prefeitos sempre tem uma ligação com os que deixaram TEFÉ descer a ladeira. Precisamos renovar de verdade”, enfatiza uma moradora da comunidade Caiambé.
TEFÉ PROVAVELMENTE TERÁ 5 CANDIDATOS A PREFEITO.
Tefé é um município no interior do estado do Amazonas. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, era de 59 547 habitantes. Sua área territorial é de 23 808 quilômetros quadrados, sendo o quadragésimo oitavo maior município do Brasil em área e o vigésimo terceiro do Amazonas.
Está distante 523 quilômetros de Manaus, capital do estado, e 2 304 quilômetros de Brasília, capital nacional.[7]
A cidade fica às margens do lago Tefé, lago formado pelo alargamento do rio de mesmo nome nas priximidades de sua foz, que é um dos afluentes do Rio Solimões na sua margem direita.
Tefé possui um IDH de 0,639(médio), típico das cidades do interior do estado. A principal fonte de renda da cidade é o comércio local e a agricultura, uma vez que são escoados vários alimentos para outras cidades, inclusive a capital, Manaus.
Economia
A prefeitura do município de Tefé, segundo dados do (IBGE) em 2010, arrecada em média anualmente uma receita bruta de aproximadamente 55.000.000 milhões de reais e possui despesas que somam aproximadamente 47.000.000 milhões de reais. Estes valores são originados de arrecadação de impostos, tarifas, projetos, convênios municipais e prestação de contas.
Fabricas e Indústrias – é um setor pouco diversificado, não existem médias ou grandes indústrias em Tefé. Neste município encontramos apenas pequenas fábricas de material cerâmico para construção civil, móveis, metalúrgicas e vidraçarias.
Agricultura – É basicamente de produtos de subsistência como hortaliças e frutas regionais produzidas apenas para atender as necessidades locais. A maioria dos produtos agrícolas são comprados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O município possui grandes áreas de cultivo da mandioca para produção de farinha, Tefé divide com o município de Uariní a produção da farinha mais valorizada do Estado do Amazonas, conhecida como a “Farinha do Uariní”, são produzidas toneladas de farinha de mandioca para abastecer a cidade de Manaus.
Pecuária – A criação de rebanhos é pouco desenvolvida, o gado em sua maioria é comprado de outras regiões da Amazônia, pois o município é localizado em terra-firme, imprópria para cultivo de pastagens e criação de rebanhos.
Pesca – A produção de pescado possui grande destaque na economia local. A cidade de Tefé fica localizada próxima às maiores áreas de pesca do Amazonas, devido a isso, é grande a quantidade de empresas instaladas em flutuantes relacionadas à venda e compra de pescado, principalmente peixes lisos, tambaqui e pirarucu, que é vendido tanto para mercado interno (Tefé/Manaus) como externo (Colômbia/Peru e Ásia).
Comércio – É o setor mais desenvolvido da economia do município, pois existem uma grande quantidade de pequenas lojas dos setores de vestuário, calçados, eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, material de construção, armarinhos, tecidos, estivas e bebidas.
Setor de Serviços – Existe no município de Tefé um grande fluxo diário de pessoas, devido o fato de a cidade ser sede dos principais Bancos e Instituições Financeiras que não são encontradas nos municípios vizinhos, possui também quartéis militares das Forças Armadas, instituições de ensino superior e de saúde, Policia Federal, ONGs e entidades de preservação do meio ambiente e do índio, sede do Poder Judiciário e Político Administrativo do Amazonas. É o principal porto fluvial e rota de passagem de grandes embarcações que navegam no rio Solimões.
Aeroporto – na cidade existe o Aeroporto Regional de Tefé, administrado pela Infraero equipado para receber medias e grandes aeronaves da região.
A cidade de Tefé exerce forte influencia econômica sobre as cidades de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí, Carauari, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga.