ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Ao menos nove pessoas foram mortas e outras ficaram feridas após um motorista atropelar uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá. De acordo com a agência Reuters, o incidente ocorreu por volta das 20h deste sábado (26), horário local de Vancouver (0h de domingo no horário de Brasília).
O motorista foi detido pelas autoridades e sua identidade ainda não foi divulgada. Segundo a rede de TV CBC, ele é um homem e tem por volta de 30 anos. A polícia de Vancouver não enxerga o incidente como um ato de terrorismo.

Corpo de uma das vítimas no chão após atropelamento em massa em festival no Canadá na noite de sábado (26). (Foto: REUTERS/Chris Helgren)
O caso ocorreu durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino que homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu. Nas redes sociais, o consulado das Filipinas em Vancouver afirmou que expressa uma “grande preocupação e simpatias” às vítimas do incidente.
“Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de ‘bayanihan’ [palavra que representa o espírito de cooperação, união e ajuda mútua dentro da comunidade] durante esse período difícil”, manifestou o consulado.
Festival reuniu 100 mil pessoas
Segundo a CBC, o festival reuniu 100 mil pessoas ao longo do sábado, e o atropelamento aconteceu quando o público já começava a dispersar. O Canadá tem quase 1 milhão de pessoas de origem filipina.
Ambulância faz resgate de pessoas atropeladas em dia de comemorações filipinas. (Foto: Foto: Jennifer Gauthier/Reuters)
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, se manifestou na rede social “X”. “Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu de hoje. Trabalharemos para fornecer mais informações o mais breve possível. […] Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”.
O primeiro-ministro do Canadá, o liberal Mark Carney, disse nas redes sociais: “Estou devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu Lapu, em Vancouver. Estamos todos de luto.”
A tragédia aconteceu dois dias antes das eleições nacionais no Canadá, previstas para segunda-feira (28).
Fonte: ICL Notícias