Início MANAUS SOCIEDADE Morre Ivan Guimarães, lenda dos bastidores do Futebol Amazonense

Morre Ivan Guimarães, lenda dos bastidores do Futebol Amazonense

0

📰Morreu nesta terça-feira (4), o radialista e ex-dirigente de clubes amazonenses e da Federação Amazonense, Ivan Guimarães aos 67 anos. O mandatário estava internado desde janeiro e tratava de problemas sérios de saúde. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Ele é pai do árbitro de futebol, Ivan da Silva Guimarães Júnior. O futebol amazonense está em luto, mais uma vez este ano 😞

📸Adeilson Albuquerque

Quem foi Ivan Guimarães
Guimarães iniciou a carreira como radialista na rádio Baré e depois foi para a Rio Mar. Ele era o atual diretor de esportes da emissora católica. Tabém chegou a comandar a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA).

Como dirigente esportivo brasileiro, ficou conhecido por seu papel como diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Ele atuou nesse cargo, enfrentando desafios e expectativas relacionadas aos eventos futebolísticos no estado do Amazonas.

Ivan Guimarães marcou a história do futebol amazonense ao comandar o São Raimundo na inédita conquista do tricampeonato da Copa Norte, na virada dos anos 90 para os 2000. Ele também levou o time a disputar a Comenbol (hoje Copa Sul Americana) e à conquista de vários títulos estaduais.

A carreira como dirigente começou no Nacional, a convite de Manoel do Carmo Chaves. Os dois romperam com o Leão da Vila em 1996 e foram juntos para o São Raimundo, inaugurando a era de ouro do Tufão da Colina, que também foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, perdendo a final para o Fluminense em 1999, quando o time carioca viveu seu pior momento.

“Dirigente de futebol tambem precisa ganhar dinheiro e sustentar a familia. Mas aqui no Amazonas todo mundo aponta o dedo para quem é dirigente e chama de ladrão.  Eu faço meu trabalho para ganhar dinheiro, assim como o técnico, como os jogadores. Eu sou trabalhador.”, Trecho de entrevista concedida ao Jornalista Nailson Castro

 

No ano seguinte o Tricolor das Laranjeiras subiu direto para a Série A, por iniciativa do Clube dos Treze, enquanto a equipe amazonense disputou por alguns anos a Segundona, sem ser beneficiado pela virada de mesa. Guimarães enfrentava sérios problemas de saúde que o levaram a sucessivas internações desde outubro do ano passado.

Um de seus filhos, Juninho , ainda jovem decidiu seguir no futebol, não como jogador de futebol, craque que era, mas como arbitro. Atualmente é o mais destacado do Amazonas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile