Também conhecida como religião dos mistérios, o mitraísmo foi uma crença que cultuava o deus Mitra, um ser bom, responsável pela criação da luz e que travava uma luta contra a divindade obscura do mal, Ahriman.
Surgiu na antiga Pérsia, por volta do século II a.C. e prometia a salvação universal, fato que contribuiu para a adesão dos soldados do Império Romano à religião. Entre os séculos II e V da Era Cristã, o mitraísmo foi banido.
Quer saber mais sobre essa crença? Quem pode explicar mais sobre ela é Omar Ferri, autor do livro “Razão x Religião”. Na obra, ele detalha o surgimento desta e outras religiões antigas, como o sikhismo, maniqueísmo e zoroastrismo.
Entre em contato pelo WhatsApp – (11) 9 3248-5622 – para alinharmos o melhor dia e horário.
Abraços,
Dielin
Da razão à religião: um livro que nasce da dúvida e questiona movimento anticiência
Escritor e advogado ativista dos direitos humanos, Omar Ferri passeia por teorias científicas sobre a origem da vida e do planeta com crítica contundente à fé cega
Como poderia alguém ter criado o Universo do nada? Como acreditar num Deus, conforme a tradição judaico-cristã, que criou o homem para ser objeto de punição eterna? Será que poderia existir um Deus tão mau assim? Por que ele não aparece? Por que a manutenção de “verdades” impenetráveis à razão humana? Se Deus verdadeiramente ama os homens, por que permitiu a prevalência do ódio, da selvajaria e das injustiças cometidas contra seus semelhantes por todo o tempo de nossa história?
As inquietações de Omar Ferri poderiam ser as de qualquer pessoa. No livro Razão x Religião: o primado e os primatas, o escritor, advogado e ativista dos direitos humanos parte da quase naturalidade do Big Bang para relatar como a humanidade passou a crer em acontecimentos metafísicos e a buscar, no inexplicável, acolhimento espiritual e conforto para suas dores. Nesse mergulho, o autor passeia pelas descobertas e teorias científicas sobre o nascimento do planeta e da vida na Terra.
De Darwin até os dias de hoje, já não se pode mais duvidar de que o homem seja o produto de uma montagem evolucionista.
Essa constatação significa que toda tentativa de explicação do fenômeno matéria,
vida e mente pelo uso de argumentos teológicos fracassou rotundamente.
Da mesma forma, é ponto pacífico que toda matéria vivente descendeu de um único ancestral
denominado “célula” e que surgiu há uns 3,5 bilhões de anos.
(Razão x Religião, p. 65)
O autor também se debruça, na segunda parte da obra, sobre algumas entre as mais de 200 religiões e crenças ao redor do mundo. Entre politeístas e monoteístas, apresenta as origens e características de denominações difundidas como o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, passa por cerimoniais religiosos como Budismo, Sikhismo e Hinduísmo, além de discorrer sobre as religiões sem deuses e o animismo, baseado no sobrenatural, em espíritos que se movem em volta do homem.
Com a visão linear de que todas as religiões sempre dispensaram as reflexões da ciência, Razão x Religião, publicado pela Citadel Grupo Editorial, propõe um mergulho sobre a trajetória humana e “acende luzes estimulantes”, nas palavras do prefaciador, jornalista Alexandre Garcia. No alto dos seus 90 anos, Omar Ferri consagra o princípio de que a lucidez é a maior conquista da humanidade e que somente os livres pensadores estão imunizados do obscurantismo causado pela onda anticientífica dos dias de hoje.
FICHA TÉCNICA
Título: Razão x Religião
Autor: Osmar Ferri
Prefaciador: Alexandre Pires
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472016
Dimensões: 15.24 x 1.65 x 22.86 cm
Páginas: 288
Preço: R$ 46,70
Onde comprar: Amazon
Sobre o autor: Osmar Ferri é natural de Encantado (RS). Formou-se em Direito pela PUC-RS em 1957, foi vereador e secretário municipal na sua cidade e deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. No governo de João Goulart, foi Procurador da Fundação Brasil Central, sendo preso por duas vezes pela ditadura militar. Dedicou-se largamente a causas relacionadas aos Direitos Humanos. É autor de obras sobre Direito além dos livros Sequestro no Cone Sul: o caso Lilián e Universindo, A verdade revelada e Populismo e cleptocracia.
Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que a Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como, Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.
Redes sociais da editora: Site | Instagram | Facebook | YouTube
Para mais informações, entre em contato:
LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
WhatsApp: (11) 93248-5622
Dielin da Silva | dielin@lcagencia.com.br
Julya de Oliveira | julya@lcagencia.com.br