O caso foi chamado de RockYou2021, em referência ao incidente ocorrido em 2009 chamado RockYou, que expôs 32 milhões de senhas, de acordo com site Cyber News, publicação especializada em cibersegurança.
Inicialmente, a pessoa que disponibilizou o documento no fórum afirmou que 82 bilhões de acessos constavam na base de dados. Depois, no entanto, o número foi fixado em 8,4 bilhões.
De acordo com o site, a combinações de senhas têm entre seis e 20 caracteres, sem os espaços em branco e com exceção de ASCII (tipo de linguagem unificada para computadores). Os códigos de segurança teriam sido reunidos ao longo de anos, combinando dados de vazamentos anteriores.
Riscos
A ameaça, explica o Cyber News, pode envolver a construção de um “dicionário” de acessos para facilitar ataques, que podem impactar principalmente quem usa a mesma senha em várias contas.
“Como a maioria das pessoas reutiliza suas senhas em vários aplicativos e sites, o número de contas afetadas por invasões de credenciais e ataques de pulverização de senhas após esse vazamento pode chegar a milhões, senão bilhões”, diz a publicação.
Antes do RockYou2021, o título de maior vazamento de dados da história era do COMB (Compilation of Many Breaches), que expôs 3,2 bilhões de dados em fevereiro deste ano.
O que fazer?
Na dúvida, é aconselhável atualizar todas as suas senhas. Faça combinações de números, caracteres e letras maiúsculas e minúsculas. Evite usar datas de aniversários de conhecidos e nomes de parentes.
Outra dica é configurar a verificação em duas etapas em todas as contas que permitirem essa configuração.