O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente no 57º Festival Folclórico de Parintins. A confirmação foi feita pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o anúncio de um patrocínio de R$12 milhões do governo federal para os bois Caprichoso e Garantido, na manhã desta quarta-feira (5), em Brasília.
Segundo o ministro, o presidente Lula determinou a promoção turística da Amazônia e na próxima semana será lançado um programa para que jovens do Sul e Sudeste do Brasil conheçam a região amazônica. Além disso, Lula solicitou esforços para o fomento da cultura local e confirmou sua visita ao Amazonas.
“Lula aceitou o convite do povo do Amazonas e de Parintins. Está na agenda oficial e ele participará do festival este ano”, afirmou Sabino.
Durante a cerimônia, com a presença dos presidentes dos bumbás, Rossi Amoedo e Fred Góes, Celso Sabino, que contribuiu com uma toada no álbum do boi Caprichoso deste ano, anunciou o maior repasse financeiro da história do festival, dividido igualmente entre os bois. Os recursos serão desembolsados pelo Ministério do Turismo, Petrobras e Correios, com liberação imediata.
Lula em Parintins
Há 21 anos, Lula não participa do festival. Em sua última visita a Parintins, ele prometeu à população que retornaria à festa. Este ano, espera-se que o festival conte com a maior comitiva de ministros e autoridades do governo federal da história.
Em agosto do ano passado, Lula visitou a ilha e inaugurou o trecho do Linhão de Tucuruí, que conecta Parintins, Itacoatiara, no Médio Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SNE). No mesmo evento, ele assinou a retomada do Programa Luz Para Todos e lançou o programa de descarbonização da Amazônia.
Lula esteve na região em setembro de 2022, durante a campanha eleitoral. No ano passado, esperava-se que ele comparecesse ao festival, mas conflitos de agenda impediram sua vinda. Desde sua eleição, Lula não visitou a capital amazonense.