Lula anuncia voo de repatriação de brasileiros no Líbano

5
174

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (30) um voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano, país que vem sendo alvo de ataques das forças israelenses, em guerra com o grupo Hezbollah.

A data ainda não foi definida, mas será anunciada nos próximos dias, segundo o governo. O plano prevê a retirada dos brasileiros da área pelo aeroporto da capital do Líbano, Beirute. A operação será coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa.

A nota do Ministério das Relações Exteriores diz que a embaixada brasileira no Líbano está tomando as providências para viabilizar a operação. O posto diplomático está em contato com a comunidade brasileira no país e em “estreita coordenação com as autoridades locais”.

A decisão de retirar os brasileiros foi anunciada pouco antes de Israel iniciar uma invasão terrestre no Líbano.

A adolescente brasileira Mirna Raef Nasser que morreu na sexta-deira 27 de setembro (Foto: Reprodução redes sociais)

Dois brasileiros já morreram no Líbano

Na sexta-feira (27), o governo brasileiro confirmou a morte de Mirna Raef Nasser, adolescente brasileira natural de Balneário Camboriú (SC), após bombardeios no leste do país no início desta semana. Ela foi a segunda vítima nascida no Brasil atingida pelos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, de acordo com o Itamaraty.

Um adolescente brasileiro de 15 anos morreu durante bombardeios de Israel no Líbano no mesmo dia. Ali Kamal Abdallah, que nasceu em Foz do Iguaçu (PR), estava no vale do Bekaa, a leste da capital, Beirute, uma das regiões atacadas pelas tropas israelenses devido à presença de forças do Hezbollah.

Governo Lula condena ataques israelenses

O conflito no Oriente Médio atingiu um novo patamar de violência no fim de semana, com o assassinato na noite de sexta-feira (27) do líder do grupo libanês, Hassan Nasrallah, de 64 anos, além de diversos outros líderes. Todos foram mortos durante um mega-ataque aéreo na capital Beirute.

A crise no Oriente Médio já havia subido no domingo (22) após Israel lançar uma grande ofensiva, com ataques aéreos em diversas regiões libanesas. O Hezbollah já havia, por sua vez, lançado foguetes contra territórios israelenses, após a explosão dos pagers, quando diversas lideranças do grupo foram mortas.

O governo Lula vem criticando os ataques israelenses. Em uma nota logo após a intensificação dos ataques, o Ministério das Relações Exteriores disse que condenava a ofensiva nos seus “mais fortes termos” e reprovava as declarações de autoridades de Tel Aviv em favor de operações militares e da ocupação do território libanês.

5 COMENTÁRIOS

  1. Hi there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar text here: Eco wool

  2. Great beat ! I would like to apprentice even as you amend your web site, how can i subscribe for a weblog site? The account aided me a acceptable deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided bright clear concept

  3. Good site! I really love how it is simple on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your RSS which must do the trick! Have a nice day!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui