Início BRASIL Keir Starmer anuncia renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Keir Starmer anuncia renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

0


O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que irá renunciar ao cargo, menos de dois anos após conduzir o Partido Trabalhista a uma vitória histórica nas eleições gerais de 2024. A decisão ocorre em meio ao aumento da pressão de parlamentares da própria legenda e ao desgaste político enfrentado pelo governo nos últimos meses.

Keir Starmer afirmou que pretende conduzir uma transição organizada de poder e permanecerá no cargo até que seja definido seu sucessor dentro do Partido Trabalhista. Em pronunciamento, ele destacou que trabalhará para garantir estabilidade política durante o processo de mudança no governo britânico.

A renúncia encerra um período turbulento para o premiê, que chegou ao poder em julho de 2024 após pôr fim a 14 anos de governos conservadores. Apesar da ampla vitória eleitoral, sua gestão enfrentou dificuldades para recuperar a economia, conter a queda de popularidade e responder às críticas sobre decisões políticas e mudanças de rumo adotadas pelo governo.

Nos últimos meses, o descontentamento dentro do Partido Trabalhista cresceu após derrotas eleitorais locais e o avanço de adversários políticos nas pesquisas de opinião. A pressão aumentou ainda mais após a ascensão de nomes influentes da legenda que defendiam uma mudança de liderança antes das próximas disputas eleitorais.

Com a saída de Starmer, o Partido Trabalhista iniciará uma disputa interna para escolher o novo líder, que também assumirá o cargo de primeiro-ministro. Entre os nomes apontados como favoritos está o ex-prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham, embora outros integrantes de destaque do partido também sejam considerados potenciais candidatos.





ICL Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile