Início Sem categoria José Ricardo envia manifestação de apoio para que Ministério da Saúde renove...

José Ricardo envia manifestação de apoio para que Ministério da Saúde renove certificado de associação da Pastoral da Criança

0

A deputado José Ricardo manifestou sua defesa da continuidade da Associação dos Amigos da Pastoral da Criança (ANAPAC), que está ameaçada de encerrar suas atividades devido a um indeferimento do Ministério da Saúde que compromete a sua atuação na saúde pública. Para poder continuar exercendo suas ações, a associação precisa de um certificado de filantropia junto ao ministério da saúde. Porém, em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde indeferiu a renovação do certificado associação.

A ANAPAC foi criada em 1993 e até 2016 teve como objetivo específico dar apoio técnico e financeiro à Pastoral da Criança, principalmente na administração e gestão das equipes técnico, administrativo e das coordenações. A partir de 2016 essas atividades da ANAPAC foram assumidas pela Pastoral da Criança, que por sua vez é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade.

Para poder deferir a decisão, o Ministro da Saúde irá avaliar as manifestações da sociedade civil sobre o indeferimento, que consiste em um pequeno texto contrário à decisão que deve ser enviado diretamente no site do Ministério da Saúde, até o dia 13 de janeiro. Com isso, o deputado se manifestou contra o indeferimento com a seguinte nota enviada à pasta:

“Como cidadão e parlamentar federal, que luta em favor da vida, venho aqui me manifestar a favor da continuidade do acompanhamento às famílias mais vulneráveis, solicitando o deferimento da renovação do CEBAS-SAÚDE a favor da Associação dos Amigos da Pastoral da Criança (ANAPAC), certificada desde 1996 e criada exclusivamente para dar apoio técnico e financeiro a Pastoral da Criança. O indeferimento das atividades da ANAPAC poderá levar ao encerramento das atividades da Entidade, que atua em quase 3 mil municípios do Brasil. Esta entidade tem extrema importância para área da saúde e conhecida em todo mundo por organismos da ONU e OMS, dentre estes UNICEF e UNESCO e possui um acervo histórico de ações e serviços acompanhando mensalmente 365 mil crianças de 0 a 6 anos e gestantes de mais de 185 mil famílias em vulnerabilidade. Anular este indeferimento, além de exercer um ato de Justiça, é reconhecer um equívoco de avaliação por beneficiar diretamente a Administração Pública, graças ao trabalho de promoção da saúde e da vida de milhares de crianças e gestantes.”

Para se manifestar favorável ao deferimento e renovação do Ministério da Saúde com a Pastoral da Criança, as entidades devem acessar o link: http://siscebas.saude.gov.br/siscebas/WebApplication/consultaPublica.php e buscar por “Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança, processo: 25000.082370/2012-20 / PT-CP: Nº 52 3”. Em seguida, devem clicar em “manifestar” , localizado no canto direito da tela e incluir CPF/CNPJ e nome completo.

 

🚩Assessoria de Comunicação do deputado federal Zé Ricardo (PT/AM)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile