Início ALEAM Joana Darc homenageia alunos amazonenses por ganhar medalha de ouro em competição...

Joana Darc homenageia alunos amazonenses por ganhar medalha de ouro em competição de foguetes no Brasil

0

Na oportunidade, a parlamentar teceu palavras de elogios aos estudantes pela vitória e reconhecimento nacional

A deputada Estadual Joana Darc (União Brasil) realizou uma Cessão de Tempo, na manhã desta quinta-feira (19/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para homenagear os alunos da Escola Estadual Senador Petrônio Portella (EESPP), localizada no Dom Pedro II, zona Centro-Oeste de Manaus, pelo reconhecimento do mérito a medalha de ouro na 42ª Jornada de Foguetes.

Na solenidade, foram homenageados os alunos Adriano dos Santos Viana e Camila Lira Almeida, do segundo ano do ensino médio da EESPP, os professores Eder dos Santos Souza, Tatiane Lúcia Abreu de Figueiredo, a pedagoga Wilka Monnah Cordeiro Barbosa e a gestora Sandra Maria de Souza Tavares. Na oportunidade, a parlamentar teceu palavras de elogios aos alunos pela vitória.

“Esses alunos são motivos de muito orgulho para nós, amazonenses. Não se amedrontam, foram fortes, acreditaram em seu potencial e conquistaram o prêmio maior, trazendo para o Estado do Amazonas a medalha de ouro. Por isso, sempre vale a pena lutar pelos seus sonhos e investir nos estudos, pois isso é a garantia de um futuro melhor. Parabéns a todos!”, disse.

Por meio da EESPP, o Amazonas foi destaque na 42ª Jornada de Foguetes, evento que é a etapa final da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição de ciências, física e geografia. A OBA aconteceu em agosto deste ano, no Rio de Janeiro, e é considerada uma das principais avaliações científicas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Sobre o foguete

O projétil foi desenvolvido pelos alunos a partir de duas garrafas pets de 1 litro retornável que ficava presa numa base no chão, construída pelos próprios alunos e teve como combustível somente a mistura, em proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio.

O lançamento fez o foguete viajar a distância de 216 metros e 70 centímetros, assim garantindo a medalha de ouro. Para Eder Souza, professor orientador, o reconhecimento dos alunos proporciona a ampliação das possibilidades de conhecimento das ciências, de forma geral, causando impacto na comunidade escolar do Amazonas.

“A participação dos alunos em qualquer projeto proporciona a eles a possibilidade de verificar o conhecimento adquirido, mas acima de tudo de ampliar seus horizontes.  Permite-lhes enxergar que as ciências como ferramenta transformadora de vida. Participar de eventos nacionais e ainda conquistar medalhas, certamente, impacta toda essa comunidade escolar”, relatou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile