Início BRASIL Influencer indígena chega a 6 milhões de seguidores e vira destaque mundial

Influencer indígena chega a 6 milhões de seguidores e vira destaque mundial

0
Republicado de PORTALFOCOAMAZONICO

Maira Gomes Godinho, 21 anos, mora na comunidade Tatuyo e hoje foi destaque do jornal Washington Post. Ela tem 6 milhões de seguidores no TikTok. Usa o apelido Cunhaporanga, que quer dizer “a índia mais linda da tribo”.

Cunhaporanga é o oposto da imagem cultivada por militantes que querem ver os índios brasileiros isolados e parados no tempo. Ela tem curso médio e não vê o menor problema em usar celular: “Eu sou indígena, o celular que eu tenho, comprei com meu dinheiro. Com a venda do meu artesanato”, declarou ao jornal A Crítica. “Os indígenas têm todo o direito de adquirir novos conhecimentos através de novas tecnologias, e ter curiosidade de aprender mais. Não é por estar usando celular e roupas que vamos deixar nossos costumes e culturas de lado”.

A índia do TikTok só reclama do preço que paga para ter acesso à internet dentro da comunidade. Ela se considera “totalmente brasileira” e não vê problema em considerar a comunidade Tatuyo como um ponto turístico: “Cada família produz seu artesanato, vende e guarda seu dinheiro e aí quando precisar de alguma coisa é só ir na cidade e comprar”. Está difícil pagar a conta mensal de internet, que passa dos 300 reais. Seu pai, chefe da tribo, está pensando em cancelar o serviço. E Cunhaporanga ainda não sabe direito como monetizar sua fama.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile