Indústria poluidora usa patrocínio esportivo para fazer greenwashing

0
283


Na busca por formas para “limpar” sua imagem em termos ambientais e climáticos, diversas companhias fósseis estão injetando centenas de milhões de dólares em patrocínios esportivos mundo afora. Um levantamento feito pelo think tank New Weather Institute identificou mais de 250 acordos de publicidade e patrocínio entre alguns dos maiores poluidores corporativos e equipes e organizações esportivas de alto nível em 13 modalidades diferentes. O futebol é o esporte mais beneficiado, com 57 contratos com setores como petróleo e gás, automobilístico, siderúrgico e da aviação civil, entre outros.

“O esporte está na linha de frente da emergência climática, mas flutua em um mar de contratos de patrocínio com os principais poluidores”, observou Andrew Simms, um dos coautores do relatório. “Isso agrava a crise climática ao normalizar estilos de vida poluentes e com alto teor de carbono, e ao reduzir a pressão por mais ação contra a mudança do clima”. O setor poluente com mais acordos de patrocínio esportivo é o automobilístico, responsável por 199 contratos atualmente vigentes. A japonesa Toyota é a empresa poluente com mais contratos de patrocínio esportivo (31), seguida pela companhia aérea Emirates (29). BBC e Guardian repercutiram esse relatório.

Em tempo: As maiores empresas emissoras de carbono no mundo ainda estão longe de se alinhar com os objetivos do Acordo de Paris. Essa é a conclusão de um levantamento feito pela coalizão Climate Action 100+, que reúne grandes investidores internacionais em prol da ação climática, com ativos que somam mais de 50 trilhões de dólares. De acordo com a análise, os compromissos e iniciativas climáticas de gigantes da indústria do petróleo – que, juntas, seriam o 3º país com mais emissões de carbono do mundo, atrás apenas de EUA e China – ainda decepcionam e estão aquém do necessário para permitir a neutralidade líquida das emissões globais até 2050 e a contenção do aquecimento global em, no máximo, 2oC neste século. Nenhuma delas apresentou objetivos que viabilizem a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris, que é limitar o aumento de temperatura em 1,5oC. Financial Times e Reuters repercutiram essa notícia.

 

o relatório(em inglês)

tradução do google

1. Introdução e resumo: 
O esporte flutua em um mar de alto carbono patrocínio
Nos campeonatos de tênis do Aberto da Austrália de 2021, o patrocinadores proeminentes na quadra incluíam uma empresa de combustível fóssil,
uma companhia aérea e uma montadora. Patrocínio de alto carbono do esporte tem, de muitas maneiras, substituído uma vez comum e agora
acordos desgraçados com empresas de tabaco. O esporte costumava confiar fortemente no patrocínio do tabaco até a importância de
a saúde pública superou os interesses adquiridos e acabou em grande parte a prática. Em 1990, mais de 20 diferentes esportes televisionados
foram patrocinados por marcas de cigarros nos Estados Unidos sozinho, e uma única empresa de tabaco, RJ Reynolds, admitiu
em 1994, para patrocinar 2736 eventos esportivos separados em um ano.
1- Hoje o mundo enfrenta uma emergência climática e o esporte está flutuando em um mar de patrocínio de alto carbono. Em nossa amostra
2- pesquisa, encontramos mais de 250 negócios importantes em vários esportes (ver apêndice). As questões que isso levanta para o esporte são
vários. Em primeiro lugar, do degelo dos esportes de inverno, ao inundação de estádios de futebol e cancelamento do carro-chefe
eventos esportivos devido a ondas de calor e poluição do ar, global aquecimento e as emissões que o causam são um grande problema.
Em segundo lugar, o próprio esporte está contribuindo diretamente para o problema através de todas as emissões associadas a ele. Em terceiro lugar, direto
associação com a promoção de produtos com alto teor de carbono e estilos de vida não apenas contradizem as promessas da ação climática
que muitos clubes e entidades esportivas estão começando a endossar, mas representa um risco crescente de reputação para o esporte, que é
pretende representar um estilo de vida melhor e mais saudável. 
Quão grande é o problema?
O patrocínio do críquete inglês por tabaco, agora proibido. A indústria global de esportes valia cerca de US $ 471 bilhões
em 2018. O patrocínio corporativo no esporte é multimilionário,  o negócios do dólar. Alguns aspectos são antigos. No primeiros dias do pré-olímpico, atletismo moderno, profissionalismo
era comum e muitas corridas eram patrocinadas por locais bares públicos para atrair bebedores. Mas, depois de se envolver em
uma bandeira de elite, ‘amadora’, foi apenas em 1984 que o Los Angeles Os Jogos Olímpicos se tornaram os primeiros Jogos Olímpicos a assinar um
acordo de patrocínio corporativo. Desde então, o setor passou por meio de mudanças significativas desde o momento em que apenas um
um punhado de marcas conseguiu usar os esportes para autopromoção.
Agora o patrocínio esportivo, com seus atletas famosos, é enorme públicos e associações com estilos de vida saudáveis, é
indiscutivelmente uma das armas mais importantes do arsenal de publicidade. Encontramos uma vasta gama de empresas de setores muito diferentes variando de telecomunicações, bancos e seguros, refrigerantes como bem como roupas esportivas. Também fortemente presentes no campo estão um número de empresas com credenciais de alto carbono, em em particular as indústrias automotiva e de aviação.

Patrocínio de alto carbono em números
● Encontramos um total de 258 acordos de patrocínio esportivo
em vários países com empresas que promovem
produtos, serviços e estilos de vida com alto teor de carbono
● Essas negociações abrangeram 13 esportes diferentes
categorias: futebol, futebol americano, críquete, o
Olimpíadas, tênis, vela, ciclismo, atletismo,
basquete, rugby, golfe e automobilismo.
● Mais de 10 categorias diferentes de esportes são listadas:
clubes, times, associações, ligas, federações,
corridas, campeonatos, passeios, torneios e
estádios.
● Por esporte: o futebol é o mais direcionado por
publicidade com 57 patrocínios de alto carbono
promoções.
● Por setor: a indústria automobilística é o maior patrocinador
numericamente com 199 negócios. As companhias aéreas vêm em segundo
com 63 parcerias esportivas. O fóssil de alto perfil
as empresas de combustível Gazprom e Ineos também são
proeminente.
● Por empresa: a montadora Toyota é a maior
patrocinador - 31 negócios identificados - seguido de perto por
a companhia aérea Emirates com 29 parcerias.
Uma estimativa coloca o valor do patrocínio esportivo globalmente em
2019 em $ 46,1 bilhões. Entre os maiores acordos de patrocínio,

tradutor 

basta vc acessar o relatorio, escolher o trecho a ser traduzido e acessar o link acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui