Atividades incluíram emissão de documentos, crédito rural e distribuição de mudas
Esta sexta-feira (28/07), Dia do Agricultor, foi marcada por diversas ações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Manaus e Careiro Castanho com o objetivo de celebrar aqueles que atuam no campo, preparando o solo e cultivando alimentos que abastecem as mesas de amazonenses.
Em Manaus, o Dia do Agricultor foi comemorado na Unidade Local do Idam na Barreira, com entrega de Carteira do Produtor Primário (CPP), repasse de crédito rural e distribuição de mudas de citros, açaí e banana, além de uma exposição de produtos regionais.
“Nós não existiríamos se não fossem os agricultores. O Idam existe para levar assistência técnica e ajudá-los a acessar todas as políticas públicas do setor primário“, destacou o diretor de Planejamento do Idam, Eirie Vinhote.
A produtora rural Tarsila Barbosa da Mata, 64, proprietária da Fazenda Bom Jesus, situada no Ramal ZF1C na BR-174, que atua na criação de galinha de postura, galinha de corte e hortaliças, recebeu o repasse de financiamento no valor de R$ 31 mil. Ela ressalta que o trabalho dos técnicos do Idam é fundamental para o crescimento da produção.
“Os técnicos fazem as visitas, elaboram os projetos para nós produtores e nos dão toda a orientação necessária para que possamos aumentar a produção. Esse é o segundo financiamento, o primeiro já foi quitado e agora fizemos outro para aumentar a produção de ovos porque temos tido muita procura de clientes“, disse.
Careiro Castanho
A exemplo de Manaus, a Unidade Local do Idam em Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus) também homenageou os trabalhadores do setor primário pela passagem do Dia do Agricultor.
Aproximadamente 150 trabalhadores foram convidados para a cerimônia, na qual foram entregues Cartões do Produtor Primário (CPP), certidão de Cadastro Ambiental Rural (Car), certidão de Cadastro da Agricultura Familiar (Caf), cheques de financiamentos e projetos e equipamentos adquiridos por financiamentos aprovados junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).
“É um momento de reconhecimento, de nós para com os agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores que dedicam suas vidas para a produção dos alimentos que chegam às nossas mesas. Não é uma vida fácil. Eles merecem todo o nosso reconhecimento“, destaca Daniel Borges, Diretor-Presidente do Idam.
Aproximadamente 300 pessoas, entre produtores e convidados, participaram do evento em Careiro Castanho.
O Secretário de Estado de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães, participou e encerrou a festa. Em seu discurso fez uma recapitulação de etapas superadas pelos produtores do município, além de anunciar novos investimentos a serem feitos pelo Governo do Amazonas.
“Muito já foi feito, mas vamos continuar no ritmo do governador Wilson Lima, acelerado, para aproveitar o verão. Tem obra de ramal em andamento para inauguração em breve; tem Projeto para mecanização e pró-calcário, tem projeto para comprar a produção dos agricultores e piscicultores e já está encaminhada a volta do S.O.S. Vicinais“, anunciou Petrucio.
O agricultor de hortaliças, verduras e legumes Jorge Luiz, do Ramal do 08 na estrada de Autazes, é um dos maiores da região. Por meio do Idam, ele conseguiu viabilizar o arado mecanizado e o calcário, motivo da gratidão.
“Sou muito grato pelas orientações e construção dos meus projetos. Idam, Sepror e Afeam têm feito a diferença em nossas vidas“, afirma.
O dia da Agricultura em Careiro Castanho foi encerrado com um almoço, oferecido pelos empresários e cooperados locais.