Grupo Tapajós beneficia 2,7 mil colaboradores com plataforma de treinamentos

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Líder do varejo farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós abre um novo horizonte para seus funcionários e colaboradores com uma plataforma própria de treinamentos. O programa já beneficiou 2,7 mil profissionais por meio da universidade virtual e capacitações presenciais, além de já ter assegurado a promoção de carreira de mais de 50 integrantes da equipe.
A iniciativa começou a ser idealizada antes mesmo da pandemia, no fim de 2019. “Mas a Covid-19 acabou servindo como motor para acelerar o projeto, que completa exatos dois anos neste mês de junho. E a plataforma tem sido um meio fundamental para lapidar nosso time e oferecer reais oportunidades de ascensão dentro do grupo”, ressalta a coordenadora de desenvolvimento, Elaine Araújo.

A plataforma está disponível para os profissionais atuantes nas quatro capitais onde o Grupo Tapajós mantém operações – Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Toda a elaboração e curadoria dos conteúdos fica a cargo dos próprios departamentos da companhia, com envolvimento direto da alta liderança.
Os treinamentos abordam desde assuntos de teor mais técnico, relacionados à patologia e mudanças na legislação, até orientações comportamentais sobre excelência no atendimento e marketing pessoal. A empresa estruturou até uma farmácia-modelo, que simula o ambiente da drogaria e coloca os colaboradores em contato com o dia a dia do atendimento em loja.
“A proposta é incentivar funcionários de diferentes áreas a tomar decisões relacionadas à gestão do PDV [ponto de venda], o que os permite vivenciar de perto os desafios enfrentados por outros membros da equipe”, avalia Elaine.

Desde então, 90% dos 58 colaboradores formados na primeira turma já foram promovidos para cargos mais altos na empresa. “A essência do programa é a democratização do conhecimento. Operadores de caixa, garagistas e estoquistas, por exemplo, são selecionados para participar da capacitação com a ideia de se tornarem consultores de venda”, ressalta a coordenadora.

 

Universidade do Conhecimento
De autoria das equipes de marketing e de treinamento & desenvolvimento, a universidade corporativa assegura um ambiente de capacitação 100% virtual para todos os setores da companhia, com uma média de sete horas de qualificação por colaborador.

Os usuários podem participar de cursos gratuitos ligados a temas como comunicação, atendimento ao consumidor, administração e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os treinamentos também são segmentados de acordo com cargos e responsabilidades.

“A pandemia ampliou o nível de expectativas do consumidor em relação ao atendimento nas farmácias, além de exigir uma sinergia ainda maior com os fornecedores para evitar gargalos na operação e garantir competitividade. A universidade acompanha esse movimento, ao propiciar a formação de um time mais preparado e estimulado a ascender na carreira”, argumenta Fernando Ferreira, diretor comercial, de marketing e consumer experience.

Foto: divulgação

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