Conectar pessoas com o desejo de fazer o bem às necessidades de comunidades em situação de vulnerabilidade. Com esse objetivo, o Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, realizou ao longo do ano a Gincana do Bem, uma iniciativa inovadora que mobilizou colaboradores para atender demandas recorrentes e emergenciais recebidas de comunidades onde a empresa atua, além de ampliar a consciência e o engajamento social dos colaboradores do Sabin.
Com uma abordagem de gamificação, o programa transformou o voluntariado em uma experiência dinâmica, motivando os participantes a acumularem pontos por meio de ações solidárias.
Dentro de uma plataforma digital exclusiva, os colaboradores interessados se cadastraram, incluíram iniciativas de voluntariado, exploraram as ações disponíveis e acompanharam a sua pontuação. Os participantes se organizaram em equipes regionais para participar de desafios, como campanhas de doação, mentorias e apoio a eventos sociais.
A ação mobilizou 2352 cadastros contando com a participação de 1520 voluntários em pelo menos uma ação, que, juntos, fizeram mais de 5 mil horas de voluntariado.
Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin, destaca a importância da Gincana do Bem. “Unimos propósito e inovação social para mobilizar nossos colaboradores em uma ação que transformou vidas. Criamos um modelo dinâmico e inclusivo que reforçou nossa missão de promover impacto positivo nas comunidades em que atuamos, colaborativamente”, afirmou.
A iniciativa também ampliou o engajamento online, com grupos de WhatsApp e interações nas redes sociais do Instituto Sabin, fortalecendo a visibilidade das ações e construindo uma rede de voluntariado ativa e conectada.
Os resultados da Gincana do Bem foram expressivos. Ao todo, foram promovidas 379 ações, com mais de 13 mil itens doados. Além disso, foram distribuídos mais de 105 mil tickets para disponibilizar alimentação, vacinas, serviço básico de saúde e água tratada via aplicativo Ribon (negócio de impacto social). O impacto foi amplificado pela relação direta dos voluntários com 76 Organizações da Sociedade Civil, alcançando diversas localidades e necessidades específicas. Ao todo, as ações beneficiaram mais de 100 mil pessoas.
Gabriel Cardoso ressalta a transformação gerada pelo programa. “O voluntariado tem o poder de transformar tanto a vida de quem recebe quanto a de quem doa. É uma troca que cria empatia, solidariedade e desenvolvimento humano.”
Ao consolidar o voluntariado corporativo como uma ferramenta eficaz de transformação social, o Instituto Sabin demonstrou que é possível aliar inovação, gamificação e responsabilidade social em ações que inspiram e promovem mudanças concretas. “A Gincana do Bem não só beneficiou comunidades vulneráveis, mas também se tornou um exemplo para outras organizações, provando que iniciativas desse tipo têm potencial de impactar positivamente a sociedade e as próprias organizações que as promovem, em larga escala”, conclui o gestor.
Há 19 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 14 estados, além do DF, o instituto tem a nobre missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R$ 61 milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,6 milhão de pessoas. Site: www.institutosabin.org.br
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