Além dos dois ouros, o voleibol feminino conquistou medalha de prata na competição
No último dia de competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 – Etapa Nacional, o Amazonas conquistou mais três medalhas, duas de ouro para o handebol e futsal masculinos, e uma de prata para o voleibol feminino. O evento, que é promovido pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), ocorre em Brasília.
Começando os trabalhos, o futsal masculino da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) mostrou todo o seu potencial e, de virada, garantiu o primeiro ouro do dia contra a Estácio Amazônia, de Roraima. A equipe adversária começou na frente e assim permaneceu ao longo de quase todo o jogo, quando, aos 39’43” do segundo tempo, Rabelo empata e a partida é prorrogada.
Já no segundo período da prorrogação, Diego vira o placar e Pedro sacramenta a vitória amazonense por 3 a 1.
Cursando bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas, o estudante Daniel Ribeiro, de 23 anos, mais do que uma vitória, o ouro teve gosto de superação. “Foram seis anos treinando até de madrugada, buscando conciliar a vida de universitário e o amor pelo esporte. Esse ano, enfim, conseguimos alcançar os nossos objetivos e tenho certeza que não iremos parar por aí”, ressaltou.
Voleibol – Com um placar disputadíssimo de 3 sets a 2, a segunda medalha do dia foi para equipe feminina de vôlei da Universidade Nilton Lins, que garantiu o vice-campeonato contra a Unama, do Pará. No primeiro set, o time amazonense começou atrás, por sete pontos, mas conseguiu virar e fechou com cinco pontos de vantagem, em 25×20. Já no segundo, vitória das adversárias por 35 a 33, em uma partida bastante acirrada.
No terceiro set, 25 a 22 para a equipe paraense. No quarto, Amazonas arrancou um empate em 25 a 20. No tie break, o time amazonense foi guerreiro e lutou até o fim, mas não conseguiu reverter o placar, que terminou com a vitória da equipe paraense por 15 a 11.
Presente “de ouro” – Também para o handebol masculino da Universidade Nilton Lins, que levou a melhor sobre a Unit, de Sergipe, com um placar de 24 a 22. Uma disputa de tirar o fôlego, onde o esforço e a união da equipe foram fundamentais para o resultado.
Para o técnico da equipe de handebol, o professor José Carlos Ferreira, que hoje (17/10) completa mais um ano de vida, não há presente maior nesse ano que a vitória da equipe. “Estou muito feliz. De fato foi um presente sem igual. Sei do esforço e da dedicação dessa equipe e saber que isso foi coroado hoje com o lugar mais alto do pódio, não tem preço”, destacou.