A Fundação Estadual do Índio (FEI) acompanhou a primeira fase dos trabalhos da Amazonas Energia para regularização de distribuição de energia elétrica no bairro Nações Indígenas, na zona oeste de Manaus. Na ação, ocorrida na última sexta-feira (23/10), foi realizado mapeamento, cadastro e levantamento da documentação das famílias da área.
O Nações Indígenas foi o primeiro bairro indígena de Manaus, formado em abril de 2011, por integrantes de 14 etnias, entre elas Kokama, Mura, Miranhã, Munduruku, Kambéba, Pira-Tapuya, Sateré-Mawé. A comunidade conta atualmente com 382 famílias, somando aproximadamente 3 mil pessoas, todos trabalhadores informais, em situação de vulnerabilidade social.
A concessionária, além de aumentar seu número de clientes legalizando as ligações clandestinas, irá instalar postes com cabos elétricos e transformadores, oferecendo segurança e qualidade no serviço para os moradores da comunidade, que já vêm aguardando por esta ação há quase uma década.
O cacique da comunidade, Jair Miranhã, expressou agradecimento à FEI pelo apoio, na figura de seus diretores, e à Amazonas Energia, pelo atendimento ao pleito dos indígenas que vivem na localidade. “Agora nosso povo terá energia legalizada e com a tarifa social. Teremos comprovante de residência e ainda iremos contribuir com o governo através de nossos tributos”, finalizou.
FOTOS: Denison Alves/FEI