A arte tem sido uma grande aliada nesses tempos de pandemia. E por esse motivo é que os idealizadores do 13o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África e outras diásporas decidiram que esse ano o evento seria totalmente online. Boa notícia para os curtas-metragens amazonenses “A estranha velha que enforcava cachorros”, dirigido pelo produtor audiovisual Thiago Morais e “O caso tucumã” dirigido pelo cineasta Bruno Pereira. Os dois filmes serão exibidos entre os dias 21 a 30 de outubro, no Centro Afro Carioca de Cinema na sessão Brasil.
Os dois trabalhos foram os únicos selecionados do Amazonas para o encontro, que esse ano terá mais de 100 filmes nacionais e internacionais, divididos em 30 sessões de longas, médias e curtas-metragens. Além das mostras, o evento terá cursos virtuais e online, totalmente gratuitos.
Sobre o curta A estranha velha que enforcava cachorros
Produzido em 2017 como trabalho de conclusão no Curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o curta conta a história de um homem que se solidariza com um santo e vê várias mulheres pedindo esmolas na porta de sua casa. Inspirado livremente no conto “Pio Ofício”, do escritor amazonense Carlos Gomes, o filme tem 7 minutos de duração e classificação livre. O elenco é estrelado por Lu Dommane, Emerson Nascimento, Adrienne Nobre e traz a estreante Kassia Lorrane.
Mesmo tendo sido produzido com poucos recursos, houve uma dedicação na finalização do trabalho. O filme tem CPB (certificado de produto brasileiro) e uma trilha sonora que foi produzida especialmente pra ele.
A equipe técnica do filme foi formada por João Portilho, que assinou a assistência de direção, a produção executiva de Joyce Ipiranga, assistência de fotografia de Rafael Freire, direção de produção de Karen Katarina, direção de arte de Keyze Moraes, mixagem de som de Samy Lima e som direto de Cesar Lanza. O filme foi finalizado por Fernando Crispim, da La Xunga Produções e a trilha sonora original é assinada pelo produtor musical César Lima, da Across Music Production.
O filme recebeu apoio institucional da UEA, da Amazonas Film Commission, da La Xunga Produções e da Across Music Production.
Sobre O Caso Tucumã
O curta-metragem foi produzido na Oficina de Produção Audiovisual (OPA) do Museu Amazônico (UFAM), em 2019. Roteirizado e dirigido pelo cineasta Bruno Pereira, o trabalho foi conduzido como um exercício audiovisual, mas próximo da realidade de um SET.
A equipe técnica foi formada pelos alunos da OPA, que desempenharam funções importantes no processo de pré-produção e filmagens do curta. Além de Bruno, os produtores Wander Luiz e Saleyna Borges colaboraram nas etapas de roteirização e direção de produção do filme.
O elenco é formado por Jorge Pimentel, Andreia Omena e o jovem Arthur Mascarenhas.
O Caso Tucumã é um filme que junta comédia e suspense, misturados com elementos simbólicos da cultura amazônica. A direção de arte combinou objetos cênicos com maquiagem e figurino, numa trama simples, porém marcante.
O Encontro Zózimo Bulbul é o 5o festival que o curta Caso Tucumã participa.
Zózimo Bulbul
Zózimo Bulbul foi ator, roteirista, diretor, produtor e ativista. Um homem do mundo, apaixonado pela África e seus ancestrais. Artista multifacetado com grande importância na luta antirracista. Ele fez história, rompeu paradigmas. Foi precursor do Cinema Negro Brasileiro e fundou o Centro Afro Carioca de Cinema, localizado no bairro da Lapa – RJ.
Para mais informações:
Thiago Morais
99468-8911