Filme produzido no Museu Amazônico exibido no Museu Australiano.

0
190

O CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO foi exibido na sede da UNESCO em Paris e fez parte de um painel de discussão com o tema “O papel da geociência em nosso futuro sustentável”. O Filme também foi exibido no Museu Australiano na cerimônia de encerramento do Earth Futures Festival, em Sydney. A Animação Cem Pilum, participou do festival na categoria “Indigenous and first nations” com mais dois curtas, sendo o único filme brasileiro a ser exibido.

 

Earth Futures Festival

O evento é organizado em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura UNESCO e com o Programa Internacional de Geociências. O festival conecta a geociência e as artes, aumentando a conscientização internacional sobre o papel que as ciências da terra desempenham na construção de nosso futuro sustentável.

Segundo o diretor do Museu Amazônico Dysson Teles Alves, as produções artísticas desenvolvidas no Museu, a exemplo da OPA – Oficina de Produção Audiovisual têm como objetivo explorar a temática amazônica por meio da criação e produção pelos alunos, utilizando o próprio acervo do Museu, que muito tem despertado a atenção de pesquisadores nacionais e estrangeiros e, ao mesmo tempo reconhecendo a importância do Museu Amazônico como um centro de pesquisa.

 

O Cem Pilum – A história do dilúvio é mais um de tantos que teve sua produção reconhecida a nível internacional sendo motivo de muito orgulho, não só para o Museu Amazônico mas fundamentalmente para toda a UFAM. Resultado como este só nos incentiva a cada vez melhorarmos nosso trabalho e consequentemente nossas produções.

O filme foi realizado a partir do acervo do Museu Amazônico, com desenhos do Artista plástico Feliciano Lana, Líder indígena da etnia Dessana. CEM PILUM tem direção do Produtor Audiovisual Thiago Morais que foi contemplado com o edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Aldir Blanc, em 2021 e já participou de mais de 30 festivais.

Ainda este ano, o Museu Amazônico será representado em mais dez festivais de cinema, com a exibição presencial do filme no Fest Alter – Festival de Cinema de Alter do Chão no Pará, 4º Festival Americano de Cinema Socioambiental de Iraquara – Chapada Diamantina – Bahia, 20ª Mumia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Minas Gerais, 3º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus – Pará, 15º Festival Corvo de Gesso – São Paulo, 8º Amazonas fi-doc – Festival Pan-amazônico de Cinema – Pará, 8ª Planeta.doc Film Festival – Santa Catarina, 5ª Mica – Mostra Itinerante de Cinema Ambiental – São Paulo, 4ª Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena – Alagoas, 13º Festival de Cinema de Triunfo – Pernambuco, entre outros.

Link do vídeo da cerimônia de encerramento no Museu Australiano https://youtu.be/6wt1DuTzsRM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui