Na segunda-feira (7), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia realizou reunião itinerante na Câmara Municipal de Parintins, às 9h, e outra na Câmara Municipal de Maués, às 17h. Os principais pontos abordados nas sessões foram cobranças em dobro da tarifa, falta de manutenção de rede e queda de energia constante, principalmente, nas áreas rurais dos municípios.
Em Parintins, as áreas rurais são as que mais sofrem com a má qualidade do serviço da Amazonas Energia, afirmaram moradores que participaram da reunião.
“Nós que vivemos da agricultura familiar, na comunidade Santo Antônio, área rural, perdemos vários produtos tanto para consumo, quanto para venda. Às vezes, passamos 15 dias sem luz e todos os nossos alimentos estragam”, relatou um agricultor que não quis se identificar.
Durante a reunião, foram aprovados sete requerimentos, dentre eles a implantação de um polo de atendimento do Instituo de Defesa do Consumidor (Procon/AM), na cidade de Parintins, com o objetivo de atuar na proteção e defesa do consumidor, bem como a manutenção e extensão da rede de energia do programa de eletrificação rural da agrovila do Mocambo.
Dois requerimentos foram aprovados em Maués, um deles solicita, no prazo de cinco dias, os valores repassados pela concessionária à prefeitura, nos últimos três anos. A intenção é averiguar se houve encontro de contas. O outro requere informações sobre a relação dos beneficiários da tarifa social de energia e CadÚnico.