Representantes da iniciativa privada e do poder público atuarão em conjunto para destravar “gargalos”
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) participou, nesta terça-feira (08), da primeira reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Empresas do Mercado Imobiliário de Manaus (Faemi), realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) por solicitação do vereador Lisandro Breval (Avante).
A reunião contou com a participação de representantes do setor e de gestores públicos para discutir entraves que impedem crescimento de canteiros de obras na capital. Acompanhado pelo Superintendente Ewerton Larry Ferreira, o presidente do Sinduscon-AM Frank Souza debateu o processo de desburocratização do mercado imobiliário com o objetivo de destravar os fatores que impedem o crescimento de canteiros de obras e a geração de empregos na capital. “Hoje, o Norte constrói 2% de tudo que é construído no país. Utilizamos apenas 20% da verba destinada pelos agentes financeiros para as regiões.
A baixa renda das famílias amazonenses e a impossibilidade de comprovação de renda impede o atendimento das regras do programa habitacional do governo Federal. Dessa forma, devolvermos recursos que são redirecionados para os demais estados do país. Precisamos fomentar mais empresas, oferecer melhores condições… A revisão do Plano Diretor, por exemplo, é importantíssima para inserirmos as mudanças necessárias”, afirmou o presidente do Sinduscon-AM.
Frank ainda destacou que o debate contínuo e envolvendo os diversos atores que integram a cadeira produtiva do setor imobiliário é imprescindível para encontrar as soluções. “A Frente Parlamentar é uma chance de estreitarmos nossas relações com os demais órgãos, principalmente, agora, levando em consideração o programa Minha Casa Minha Vida, que requer o cumprimento de diversas regras e a necessidade de mais celeridade dos procedimentos de autorização”, pontuou.
Para o vereador Lissandro Breval a Faemi vai trazer resultados concretos para a cidade. “A CMM pela primeira vez está chamando todos os envolvidos para criar salas de discussão sobre um ramo que tanto emprega. Nosso objetivo é desenvolver a atividade imobiliária para gerar empregos e desenvolvimento na nossa cidade. Quanto mais estivermos juntos e atuando no sentido de aprimorar o processo, mais a nossa gente terá empregos sendo ofertados em centenas de canteiros por Manaus”, prospectou o parlamentar municipal.
Fazem parte da Faemi os vereadores Lissandro Breval, Caio André, Diego Afonso, Peixoto, Sassá da Construção Civil, William Alemão e João Carlos. Também estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci-AM), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Procuradoria Geral do Município de Manaus (PGM)