Escola de arbitragem da FAF forma novos profissionais

1
42

O quadro de arbitragem da Federação Amazonense de Futebol (FAF) está de caras novas. Nesta sexta-feira (10/01), foi celebrada a formatura da turma Jiahui da Escola de Árbitros Syria Flores, no Auditório de Divisão de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No total, 32 formandos receberam o diploma, sendo a maioria mulheres, 17 no total, um recorde.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, parabenizou os novos árbitros e árbitras da entidade. “O processo para se tornar árbitro de futebol não é fácil. São várias etapas com muitos esforços que começam na sala de aula e culminam nos testes físicos. Parabenizo todos os profissionais, em destaque às mulheres que irão abrilhantar ainda mais o futebol amazonense. Isentamos as mensalidades delas e vimos que obtivemos resultado com um número recorde de formandas, isso é gratificante e um sinal que a arbitragem segue em evolução”, declarou.
Weden Cardoso Gomes, Presidente da CEAF-AM e Diretor da Escola de Arbitragem Syria Flores, destacou o evento como um marco para a Federação.
“É com imensa satisfação que celebramos a formação de 32 novos árbitros pela Federação Amazonense de Futebol, com destaque especial para as novas árbitras, que representam a maior turma feminina já formada em nossa história. Este marco é fruto do compromisso da Federação com a ética, a inclusão e a promoção da diversidade no esporte. Estamos orgulhosos de cada um dos formados e seguimos firmes no propósito de fomentar uma arbitragem de excelência, pautada em princípios sólidos e oportunidades para todos”, afirmou.
A cerimônia
O evento contou com a presença também de padrinhos, familiares, convidados e autoridades do futebol local. Além do presidente da CEAF, estiveram presentes o seu vice, Reginaldo Vasconcelos Noronha, Vitor Hugo Bacelar, vice-presidente da ASAF-AM, Dr. Hugo Ribeiro, presidente do TJD-AM e o Secretário Geral da FAF, Rodrigo Novaes, que representou o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
Durante a solenidade, houve discurso das autoridades, que ressaltaram a fundamental importância da arbitragem no cenário esportivo. Foi destacado também a dedicação dos alunos ao longo do curso.
Os instrutores do curso foram homenageados com a entrega de placas de reconhecimento pela contribuição para o sucesso da formação da turma Jiahui.
Todos os formandos receberam certificados e fizeram o juramento oficial. Após os procedimentos do protocolo oficial serem cumpridos, o evento foi encerrado com aplausos e um coquetel comemorativo.
Nova turma para 2025
Atualmente, a FAF tem 97 árbitros no seu quadro, sendo 23 CBF e uma arbitra assistente, FIFA.
De acordo com Cardoso, um novo edital está previsto para ser lançando neste mês de janeiro, com a nova turma iniciando em fevereiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui