Início AMAZONAS Eduardo Braga comemora decisão do Ibama de acolher para análise estudo e...

Eduardo Braga comemora decisão do Ibama de acolher para análise estudo e relatório de impacto ambiental do “trecho do meio” da BR-319

0

Eduardo Braga comemora decisão do Ibama de acolher para análise estudo e relatório de impacto ambiental do “trecho do meio” da BR-319

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) destacou, nesta quarta-feira (05/08), nas suas redes sociais, a oficialização do acolhimento para análise, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) necessários para liberação das obras de recuperação do chamado “trecho do meio” (entre os quilômetros 250 e 655) da BR-319.

“Grave este dia, um dia histórico para quem luta pela BR-319. O Ibama já recebeu o tão esperado “Estudo de Impacto Ambiental” da nossa rodovia. Resultado do trabalho de todos que sonham com a definitiva recuperação da nossa BR”, afirma o senador. Confira a íntegra do post: https://www.instagram.com/p/CDglEK5go2n/

O Aviso 8055973 foi publicado no Diário Oficial da União, mas seu conteúdo já havia sido antecipado por Eduardo na última sexta-feira (31/07). Informado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o parlamentar amazonense anunciou, por meio de um vídeo, a novidade. “A partir de agora, vamos lutar pela aprovação do licenciamento. Encerramos a semana dizendo que temos esperança de asfaltar a BR-319”, disse na ocasião.

Veja a manifestação do senador: https://www.facebook.com/EduardoBraga15/videos/665144537415893

A admissão dos documentos, cuja elaboração estava emperrada há mais de 10 anos, representa o cumprimento de uma etapa importante para se obter o licenciamento ambiental que possibilitará o asfaltamento da extensão mais problemática de toda a BR-319. São inúmeros buracos e crateras, além da lama que completa o cenário durante o inverno amazônico.

Dedicação – Em audiência virtual com Eduardo, em 24 de junho, o ministro Freitas afirmou que técnicos da pasta se dedicavam exaustivamente à finalização do EIA/Rima para que o Ibama o liberasse rapidamente. “O acompanhamento deste licenciamento é uma prioridade nacional. Estamos muito otimistas com relação a isso”, disse na ocasião.

Ainda na live, o titular da Infraestrutura anunciou a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), do edital para pavimentação do trecho que compreende os quilômetros 198 e 250 da BR-319.

A medida encerrou um imbróglio de 20 anos, lembrou o ministro. Segundo ele, a obra de recuperação do trecho começou em 2000. “Ela acabou sendo paralisada em virtude dessas discussões sobre licenciamento ambiental”, disse Freitas. “Depois se sentou retomar com o Exército, mas não foi possível, e até foi mudado o escopo do projeto”, acrescentou.

Com investimento de R$ 220 milhões, a intervenção conta com aval do Ibama e da Justiça Federal e contemplará a recuperação das áreas degradadas que estão às margens da rodovia.

Assessoria de Imprensa

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile