Dia dos Avós: dia de homenagear esses membros tão importantes para a família

0
368

A BibliON – Biblioteca digital gratuita de São Paulo – trouxe muitas histórias para ler em companhia dessas pessoas tão queridas em nossa formação

No dia dos avós, celebrado em 26 de julho, homenageamos essas figuras especiais que desempenham um papel fundamental em nossas vidas. Os avós são guardiões do passado, tesouros vivos de histórias e tradições que nos conectam à nossa linhagem familiar. Com sua sabedoria, eles nos ensinam lições valiosas e nos transmitem valores fundamentais. São fontes inesgotáveis de amor, carinho e apoio, sempre prontos para nos oferecer um ombro amigo e um ouvido atento. Neste dia, é o momento perfeito para expressar nossa gratidão e reconhecimento por todo o amor e cuidado que os avós nos oferecem, além de recordar e preservar sua influência positiva em nossas vidas.

Nesta época do ano, durante as aguardadas férias escolares, os avós se tornam ainda mais presentes na vida das crianças e dos adolescentes. Com a rotina escolar temporariamente interrompida, os avós são os parceiros perfeitos para criar memórias inesquecíveis e compartilhar experiências enriquecedoras. Seja em uma viagem emocionante ou em atividades divertidas em casa, eles trazem um toque especial às férias, enchendo os dias de alegria e aventuras. As férias escolares são um tempo propício para fortalecer os laços com essas pessoas tão queridas. Então, que tal pegar um livro na BibliON e ler juntinho dessas pessoas tão queridas?

.

Confira as indicações da BibliON, escolha sua história favorita para ler junto com seus avós:

O estranho caso do sono perdido – Míriam Leitão
Uma das jornalistas mais conhecidas e respeitadas do país, Míriam Leitão segue exercitando sua faceta de ficcionista e contadora de histórias para crianças. Em O estranho caso do sono perdido, seu quarto livro infantil pela Rocco, ela narra a aventura de uma menina e sua avó pelo mundo dos sonhos com um texto bem-humorado e cheio de imaginação, ilustrado por Fran Junqueira. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre histórias para dormir e principalmente as vovozinhas dos tradicionais contos infantis.

No livro de Míriam Leitão, é a neta quem vai contar uma história para a avó dormir, e ela não é nem um pouco parecida com as avós de antigamente, mas uma mulher moderna, com uma agenda lotada de reuniões e viagens. Numa dessas viagens, entre um compromisso e outro, a avó vai dormir na casa da neta, que mora em outra cidade, e depois de lerem algumas histórias, ela não acha seu remédio para dormir.

Disposta a ajudar a avó a encontrar seu sono, a menina convida a avó para embarcar numa viagem pelo mundo dos sonhos, que deve ficar em algum lugar dentro da imaginação. Mas assim como a capacidade de dormir, a avó perdeu sua imaginação faz tempo! Resta a ela, e aos leitores, dar as mãos à neta e se deixar levar. E o que elas descobrirão no mundo dos sonhos, e dos sonhos, ficará para sempre em seus corações, dia e noite.

Avô, conta outra vez – André Letria
Que avô ou avó não deseja contar aos netos as histórias que permaneceram na memória da sua infância? Que neto não gosta de ouvir aquilo que os avós, com mais tempo e tranquilidade que os pais, têm para lhes contar? Este livro de José Jorge Letria e André Letria, pai e filho com vasta obra já criada em parceria, celebra esses momentos mágicos que são os de partilha de memórias e de comunicação afetuosa entre os mais velhos e os mais novos, todos sem idade no momento da festa de contar e ouvir contar. Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações.

Nós duas – Clarice Alphen

Neste pequeno livro de memórias, a menina recorda os momentos mais importantes vividos ao lado de sua avó. Da infância à vida adulta, cada cena revela o afeto, o carinho e o aprendizado mútuo, mostrando as trocas de papéis nos relacionamentos intergeracionais. As delicadas aquarelas de Cris Eich retratam esses momentos ora divertidos, ora silenciosos, cheios de amor, cuidado e compaixão.

O Olho de Vidro do Meu Avô – Bartolomeu Campos Queirós

Bartolomeu Campos de Queirós, em mais uma prova do seu talento com as palavras conta a história “O olho de vidro do meu avô”, que retrata através do olhar do neto, o que ele imaginava e os mistérios escondidos por trás olho de vidro do seu avô. Lançado pela Global Editora, está previsto para chegar em junho. Com uma escrita que mistura realidade e fantasia , o autor vai levando o leitor a querer descobrir o que existia atrás do olho de vidro do avô Sebastião, que era um homem quieto e calado. Um livro que retrata temas muito importantes, como memória, sentimentos e relações familiares. Bartolomeu com sua singularidade poética entrega uma obra que vai encantar e causar saudade da infância.

Vovó tem cada história – Irena Freitas
O que acontece quando passamos uma tarde com alguém cheio de histórias? Cantamos com passarinhos, ajudamos sereias, dançamos com o boto-cor-de-rosa! Mergulhamos com tudo em histórias mágicas e muito antigas, passadas de mãe, pai, avó, avô para filhas, filhos, netas e netos. Histórias que nos permitem sonhar. Vovó tem cada história é um incrível livro infantil, da escritora e ilustradora Irena Freitas, que levará crianças e adultos em uma viagem nostálgica e encantadora pelas histórias antigas do folclore brasileiro e pelas lendas do norte do Brasil.

A árvore do meu avô – Mahdokht Kashkouli
Esta é uma história que ultrapassa as barreiras do tempo. Ela se passa numa época em que pessoas viajavam em caravanas pelas Rotas da Seda e iam de um país a outro levando seus produtos para serem comercializados. Porém, na aventura deste livro, uma garotinha tem uma promessa realizada por seu avô de um modo muito especial.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.

Assessoria de Imprensa – BibliON

Growth Comunicações

Nathália Sanches – nathalia@growthcomunicacoes.com.br

Beatriz Nogueira – beatriz@growthcomunicacoes.com.br

Kátia Motizuki- katia@growthcomunicacoes.com.br

(11) 2626-0567 | (11) 99959-5056

 

Acompanhe a BibliON: Site |Facebook |Instagram | TikTok |YouTube

 

Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui