Dia do doador de sangue chama atenção para estoque baixo no Amazonas
Tipos O+, O-, A- e AB+ estão em estado crítico no Hemoam
Com o objetivo de homenagear os doadores e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Doação
Para participar dessa onda de amor ao próximo, basta atender alguns itens, se programar e ir até Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para fazer a doação de sangue. Os principais critérios para quem quer ser doador são:
· Ter entre 16 e 68 anos;
· Pesar acima de 50 quilos;
· Estar bem alimentado e descansado;
· Após o parto, esperar entre 90 e 180 dias;
· Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação;
· Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente, enquanto os homens devem esperar até 60 dias.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região Centro-Sul da capital; ou na unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José, zona Leste.
Saiba mais
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.
*Mais saúde
Para fazer doação de sangue é preciso atender alguns pré-requisitos, como estar saudável, o que depende de um estilo de vida sustentável. Pensando nisso, o Hapvida Saúde, em Manaus, oferece o Hapvida +1k, programa que disponibiliza treinos com atividades físicas, cujo objetivo é promover saúde e bem-estar para o máximo de pessoas.
O coordenador do projeto, Anderson Martins, esclarece que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de prevenção e combate a doenças os exercícios físicos devem ser praticados diariamente durante, pelo menos, 30 minutos, distribuídos em treinos vigorosos. Os treinos acontecem em diferentes regiões e horários acessíveis para a população, além de treinos opcionais aos sábados em todos os núcleos.
CSU Parque Dez – segunda e quarta, das 19h às 20h; e terça e quinta, das 6h às 7h;
Orla da Ponta Negra – segunda a quinta-feira, das 6h às 7h e 19h às 20h;
Parque Jefferson Peres – terça e quinta-feira, das 19h às 20h;
Parque Rio Negro (orla do São Raimundo) – segunda e quarta, das 19h às 20h.
Mais informações, você pode acessar https://www.hapvida.com.br/mais1k