Há seis anos, quatro jornalistas esportivos (Adan Garantizado, André Viana, Bruno Tadeu e Nailson Castro) decidiram “tentar” colocar no ar um programa esportivo , o VESTINDO A CAMISA.
A receptividade do publico alcançado pela Rádio VoxFM foi super positiva.
Foram 11 meses, numa experiência enriquecedora, com o maior publico (audiencia) da emissora, mas que enfrentou a falta de patrocínio, apesar das milhares de criticas positivas quanto ao formato, profissionais envolvidos e demanda no mercado Amazonense. O maior incentivador, +Pedro Viana, algumas vezes patrocinador, viveu junto com os CRONISTAS, todas as emoções possíveis.
O Horário na Rádio era pago e após muitos esforços, Nailson Castro e Plínio Lucas Maciel( o quinto jornalista envolvido) apresentaram o ultimo programa em outubro de 2012.
A experiência , a saudade e o reconhecimento dos esforços de todos os envolvidos são inesquecíveis…
Neste dia 08 de dezembro, O AJURICABA rende a homenagem a todos os Cronistas Esportivos do Mundo, enaltecendo e reconhecendo a dedicação diante de tantas dificuldades para exercer a profissão em um dos estados mais ricos do Brasil, mas que pouco investe no profissionalismo desportivo.
————————————————————————
Por Airton Marques – O dia do Cronista Esportivo é comemorado no mundo inteiro no dia 8 de dezembro, data em que Aulus Lépidus, o mártir da crônica esportiva e o primeiro a descrever um duelo entre escravos e leões no jornal Acta Diurna de Roma, morreu devorado por famintos animais no Coliseu, dizem os estudiosos porque Aúlus teria tido um caso amoroso com a mulher de Marcelus Brunos, o domador de leões.
O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração: o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte. Imagine a dificuldade de fazer crônicas sobre o jogo final de uma decisão de Copa do Mundo quando o Brasil é um dos times?
O cronista visualiza, principalmente, o mundo do futebol. Muitas vezes, ele descreve uma jogada ou um gol com um lirismo digno de uma poesia, seja o gol de seu time ou do adversário. O cronista deve ser capaz de criticar e raciocinar em cima do jogo, dos atletas e até mesmo do técnico.
PARABÉNS A TODOS OS CRONISTAS ESPORTIVOS.