O interprete do Boi Bumbá Garantido, Leonardo Castelo, contemplado em editais da Lei Aldir Blanc, aos poucos retoma os trabalhos após um longo período internado e ainda em recuperação. Ele foi infectado pelo Corona Vírus no início do mês de dezembro e , segundo ele mesmo, está vivo por vontade de Deus. Foram 30 dias internado dos quais 25 na UTI onde foi Intubado e depois foi para a Traqueostomia. Um caso gravíssimo que chegou a ter 90% dos seus pulmões comprometidos e que foi vencido por ele e pela equipe médica da Samel. Com prazo a cumprir, por determinação dos editais, Leonardo Castelo está voltando aos trabalhos com a produção de um CD inédito, que antecede um DVD e um festival de toadas e dança de boi Bumbá.
Por enquanto ele ainda não soltou a voz, devido à lesão que ainda tem em seus pulmões. Divide o tempo entre a fisioterapia, exercícios de recuperação da capacidade respiratória, e a gravação, instrumento por instrumento, das 16 musicas do novo trabalho. “É um momento de recuperação da saúde e ao mesmo tempo da continuação dos nossos trabalhos. Estamos preparando todas as faixas e quando estiver pronto espero estar com os pulmões bem melhores pra poder soltar a voz”, diz Leonardo Castelo.
As gravações iniciaram no dia oito de dezembro de 2020, logo em seguida foram obrigados a parar por causa da internação de Leonardo Castelo. Retomaram os trabalhos dia oito de março de 2021 e devem prosseguir até o dia 25 abril. No próximo sábado, 20/03, serão gravadas as vozes de fundo (backing vocals) e até o fim de março ele espera concluir a fase de captação para que o trabalho, após a gravação da Voz de Leonardo entre na fase da mixagem e masterização. “Quando nos propomos a fazer um trabalho, queremos os melhores resultados e é por isso que estamos trabalhando com calma, para fazermos tudo como deve ser feito e sem atropelos por causa do tempo”, explica Leonardo.
O trabalho é feito no Estúdio Cerdeira, bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus, sob a coordenação do produtor musical Valteir Almeida e com aproximadamente 15 músicos, entre eles Nell Armstrong Junior, responsável pelos violões, Sérvio Túlio no Baixo, Sidney Resende nos Backings, dentre outros. “É um trabalho longo e meticuloso, mas o resultado vai agradar ao meus seguidores, aos meus fãs, aos torcedores do Garantido e a quem ama a cultura do Boi Bumbá”, finalizou Castelo.
Para a realização de mais essa etapa em sua vida profissional, Leonardo Castelo recebe o apoio de diversos entes que fazem parte do incentivo à Cultura por meio da Lei Aldir Blanc.