Início Notícias Brasil Cortejo de despedida a Pepe Mujica reúne milhares nas ruas de Montevidéu

Cortejo de despedida a Pepe Mujica reúne milhares nas ruas de Montevidéu

0


O Uruguai se despede de José Pepe Mujica em um cortejo fúnebre emocionante e massivo pelas ruas de Montevidéu. O cortejo teve início na sede do governo uruguaio, onde o atual presidente Yamandú Orsi colocou a bandeira nacional sobre o caixão de Mujica, em um gesto solene.

O ex-presidente, falecido na terça-feira (13) aos 89 anos, recebe as últimas homenagens da população em um percurso que marca pontos cruciais de sua trajetória política. O velório começou com um cortejo fúnebre pelas ruas da capital uruguaia que saiu da Praça da Independência e já passou por pontos como a sede do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, organização de resistência à ditadura no qual Mujica militou e da qual foi dirigente.

O cortejo também vai passar pela sede do Movimento de Participação Popular, partido político fundado por Mujica após a redemocratização do país, e pela sede da Frente Ampla, coalizão de esquerda que o levou ao poder.

O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, além da viúva de Mujica, Lucía Topolansky, participam do cortejo.

Ao longo do caminho, cidadãos uruguaios emocionados se aglomeram para homenagear Pepe Mujica, com camisetas, bandeiras e aplausos à passagem do féretro. Cartazes e bandeiras do movimento LGBT são vistas entre a multidão, lembrando o papel de Mujica na legalização do casamento igualitário.

Mujica

Multidão acompanha féretro de José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e referência na militância de esquerda mundial (Foto: Redes Sociais)

Lula vai ao funeral de Mujica

O velório de Mujica ocorrerá no Palácio Legislativo, em Montevidéu, a partir de amanhã. O presidente Lula  irá ao velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de quem era amigo pessoal.

Ainda na China, onde estava ontem em visita oficial, Lula  confirmou a viagem para se despedir do velho amigo.  “Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou.

Outros chefes de Estado da América Latina, como o presidente do Chile Gabriel Boric que já chegou a Montevidéu, devem comparecer ao funeral de Mujica.

 





Fonte: ICL Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile